DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO INDIGENA: SABERES E PRÁTICAS WAJÃPI EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar experiências em educação matemática Wajãpi na perspectiva da decolonialidade. Para alcançar esse objetivo foi realizado um estudo de caso do tipo etnográfico na escola indígena estadual Aramirã, que oferta as séries finais do ensino fundamental e ensino médio, localizada na aldeia Aramirã, e na escola indígena estadual Okora’yry, que oferta o primeiro ciclo do ensino fundamental, localizada na aldeia Okora’yry, ambas no município de Pedra Branca do Amapari no Estado do Amapá. Os sujeitos da pesquisa foram 4 (quatro) professores indígenas Wajãpi.A técnica de coleta de informações utilizadas foram entrevistas semiestruturadas e observação participante das aulas de matemática. Teoricamente nos fundamentamos nas ideias de Quijano (2009), Mignolo (2008), Santos (2008), Walsh (2009) e D’Ambrósio (1994). Tratar da matemática a partir da realidade do individuo, visando estabelecer relações entre as diferentes etnomatemáticas: considerando a cultura escolar e a indígena, é compreender que existem outras formas de matematizar e que são importantes no processo educativo e que servem para descolonizar a educação escolar indígena.
Palavras Chave: Decolonialidade. Educação Indígena. Educação Matemática. Saberes e práticas Wajãpi.
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