O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA 3° SÉRIE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE ARAGUATINS – TO
Abstract
Criada pelo Governo Federal, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada, exclusivamente, aos jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Neste sentido, buscamos apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em um Colégio Estadual, na Cidade de Araguatins, Estado do Tocantins, em torno do ensino e aprendizado de Língua Portuguesa, especialmente, na modalidade EJA. O objetivo central deste trabalho foi refletir sobre como os professores têm trabalhado a Literatura, Gramática, Leitura e Escrita em sala de aula com seus respectivos alunos. Paralelamente, almejamos ainda investigar se os alunos que concluem o ensino básico nessa modalidade saem capacitados à leitura, escrita e compreensão de textos em situações que permeiam a sociedade. Bibliograficamente, analisamos também os documentos oficiais que regem a educação no Brasil a respeito de tal abordagem. Optamos por realizar um estudo bibliográfico, de cunho indutivo, explicativo e dedutivo. Além disso, metodologicamente, no apropriamos do método quanti-qualitativo de pesquisa, a fim de analisar o ensino e aprendizagem de uma escola que oferta a EJA dentro da cidade de Araguatins – TO e quantificar tais resultados, por meio de pesquisas de campo com alunos e professores atuantes desse ensino.
References
_______________. Gramática Contextualizada: limpando ‘o pó dos ideais simples’, 1ª ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.
BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Brasília : MEC/SEF, 1997.
________. Ministério da Educação, Educação Jovens e Adultos, Proposta Curricular para o 1° segmento do ens. Fundamental, 1999.
_______, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, 2010.
_______, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2005. Disponível em: https://www2.senado.leg.br › bdsf › bitstream › handle › id. Acesso em: outubro de 2019.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. 10ª edição. São Paulo: Ed. Scipione, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta – São Paulo: Cortez, 2011
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projeto de Pesquisa, 4ª ed. – São Paulo: Atlas, 2002.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais, Revista de Administração de Empresas, São Paulo, 1995, v. 35, n.3, p. 20 à 29.
KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: teoria e prática – 4ª Ed. – Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1996.
NASCIMENTO, Sandra Mara. Educação de Jovens e Adultos EJA, na visão de Paulo Freire, Paranavaí, 2013. Disponível em: repositorio.roca.utfpr.edu.br › bitstream › MD_EDUMTE_2014_2_116, Acesso em: Outubro de 2019.
PEREIRA, Eléser Sales. O Método Indutivo. Rev. Cient. Fac. Lour. Filho – v.5, n.1, 2007.
SÃO PAULO, Secretária Municipal de Educação. Orientações didáticas: Alfabetização Letramento – EJA e MOVA / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2008.
SILVA, João Alberto da. O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem. In: Cadernos de Educação. Pelotas, RS, p. 229 - 250, jan./abr. 2009. Disponível em: file:///C:/Users/nayan/Downloads/1733-2358-1-PB%20(1).pdf Acesso em: novembro de 2019.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999.
TOCANTINS, Governo Estadual. Proposta Curricular – Educação De Jovens E Adultos – versão preliminar. Secretaria de Educação e Cultura, 2009.
__________, Governo do Estado. Diagnóstico da EJA Tocantins, Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos do Tocantins Coordenação, 2008.
UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática,
Brasília: 2008.
VEIGA, I.P.A. et al. Lições de didática. São Paulo: Papirus, 2006.
VITA, J.G; LUCHESE, T.A. A sala de aula da EJA, um lugar de relações. [s.l], 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).