EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: POR UMA LITERATURA MAIS INCLUSIVA (NOTAS SOBRE NARRATIVAS DE FERNANDO BONASSI E MARCELINO FREIRE)
Abstract
A Educação em Direitos Humanos diz respeito a uma séria de atividades educativas para capacitar pessoas e difundir informações para a promoção de uma cultura em Direitos Humanos (Cf. ONU, 2006). Impõe-se, assim, a necessidade de se pensar na inclusão social de indivíduos e grupos marginalizados, dando a estes visibilidade e representatividade. Considerando este contexto, este artigo reflete sobre o espaço que a literatura, manifestação sociocultural complexa, pode ocupar em sala de aula, discutindo temas que apontam para uma perspectiva inclusiva de minorias, combatendo violações de direitos e promovendo o conhecimento sobre o outro para desenvolver no aluno valores amparados na igualdade e na defesa dos Direitos Humanos (Cf. BRASIL, 2018, p. 490). Para mobilizar nossas reflexões, escolhemos duas narrativas curtas: “4”, de Fernando Bonassi, e “Muribeca”, de Marcelino Freire. Nas narrativas, temos personagens vulneráveis do ponto de vista social e econômico, que vivem nas ruas ou em lixões.
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