REFLEXÕES SOBRE O TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E LÍNGUA PORTUGUESA (TILSP) E SUA IDENTIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Abstract
No cenário atual da educação de surdos, o profissional Tradutor Intérprete de Libras - Língua Portuguesa (TILSP) exerce significativa importância, não como um agente voluntário ou assistencialista, como ocorria no passado, mas como um agente que promove acessibilidade linguística ao sujeito surdo. Esta pesquisa, classificada como bibliográfica e documental (GIL, 2002), tem por objetivo refletir sobre a formação e a atuação desse profissional, sobretudo no contexto educacional, com base em documentos legais como o Decreto de Libras (BRASIL, 2005), a Lei do Intérprete (BRASIL, 2010), e em pesquisas sobre a temática da educação de surdos e de acessibilidade linguística, dentre elas, Lacerda (2002; 2010), Quadros (2004), Marques (2007), Sá e Machado (2017). Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de investimentos na formação e na valorização do tradutor e intérprete, de modo que aprendizes surdos, principalmente os incluídos nos contextos escolares, possam ser contemplados em seus direitos linguísticos.
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