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Abstract
Este trabalho, de natureza qualitativa, propõe uma investigação acerca do processo de ensino-aprendizagem de um aluno surdo na disciplina de Biologia. Alicerçado teórico-epistemologicamente pela Pesquisa Social Interpretativa Alemã, principalmente, nas contribuições do sociólogo Fritz Schütze (2014) acerca de narrativas, propôs-se entrevistar um professor de Biologia, um Intérprete de Libras e um aluno surdo do IFRN/Campus Macau. Discute-se a surdez a partir dos documentos legais e dos paradigmas sobrenatural, clínico-terapêutico e socioantropológico sobre a pessoa surda. Nas entrevistas, adotou-se o método proposto por Schütze, a entrevista narrativa, deslocando-o para a pesquisa com pessoas surdas. Os resultados apontam para o estudo das narrativas como uma metodologia significativa para a compreensão de processos cognitivos de alunos surdos, registrando a dificuldade de tradução de conceitos da Biologia, além da criação de simbologias biológicas, para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, o que demanda uma formação continuada, bem como planejamento colaborativo entre professor e intérprete.
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