EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA PROFESSORA COM ALUNO SURDO

Abstract

O presente artigo teve como objetivo estudar a prática pedagógica de uma professora do campo com um aluno surdo, em sala de aula regular, na localidade Pilões, município de Floriano - PI. Para entender a investigação, surgiu a indagação: Como ocorreu a prática pedagógica de uma professora do campo com aluno surdo? O aporte teórico utilizado foram os seguintes autores: Gil (2008), Ribeiro (2015) Souza (2006), Meurer (2010), Constituição brasileira (1988), Lira (2016) e o decreto nº 5625/2005. Valorizou como metodologia uma pesquisa bibliográfica e entrevista. Identificou como resultados que a professora e nem seu aluno surdo sabiam LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Percebeu que a interação dos outros alunos com ele era difícil, pois o surdo sofria bullying. Concluiu que a prática pedagógica da professora com a LIBRAS, teve que trabalhar com imagens, com o lúdico, gestos de mão e a escrita.

Author Biography

Célia Camelo de Sousa , Universidade Federal do Piaui/UFPI

Doutora em Educação, Mestra em Educação, Especialista em LIBRAS, Pedagoga, Professora da Universidade Federal do Piauí-UFPI. 

References

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Published
2021-07-13