FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DAS TICS: COMPETÊNCIAS E SABERES PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO
Abstract
A formação docente para uso das TICs, direciona o professor às competências e saberes para a construção da profissão. O objetivo foi entender o processo de formação de professores para uso de TICs no desenvolvimento da profissão. O problema de pesquisa averígua quais as competências e saberes que corroboram para a construção da identidade e da profissionalização docente? Utilizou-se a metodologia da pesquisa descritiva, identificação, registro e análise dos fatores que se relacionam com a temática. As principais conclusões apontam que mesmo com pouco apoio das instituições mantenedoras da educação pública a qual atua, o professor tenta construir uma identidade docente coerente com a sociedade do conhecimento e da informação através de aperfeiçoamento, graduação, pós-graduação lato sensu, stricto sensu e mediante interações com seus pares em serviço. Durante a carreira, as competências adquiridas pelo docente, lhe potencializa ao enfrentamento dos desafios, reveses constantes e desdobramentos em busca de materiais e métodos favoráveis à sua atuação na escola.
References
BONILLA, Maria Helena. Inclusão digital nas escolas. In: PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira; ANANIAS, Mauricéia (Org.). Educação, direitos humanos e inclusão social: histórias, memórias e políticas educacionais. João Pessoa: Editora universitária da UFPB, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. 1988.
_____. LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Brasília: 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 25 de ago. de 2017.
_____. Identidade Profissional Docente e Inovação Pedagógica na Educação Básica no Brasil e em Portugal: desafios e proposições para o trabalho de professores e professoras na escola para o século XXI. Edital CAPES/FCT nº 021/2012 –FCT-Cooperação Transnacional – Acordo de Cooperação Bilateral 2012 –UFRN/UM. Disponível em: http://www.op-edu.eu/media/projectos/op_edu-projeto-identidade-profissional-CAPES-FCT-2012-07-20.pdf. Acesso em: 08 mar. 2018.
_____. Identidade Profissional Docente e Inovação Pedagógica na Educação Básica no Brasil e em Portugal: desafios e proposições para o trabalho de professores e professoras na escola para o século XXI. Edital CAPES/FCT nº 021/2012 –FCT-Cooperação Transnacional – Acordo de Cooperação Bilateral 2012 –UFRN/UM. Disponível em: http://www.op-edu.eu/media/projectos/op_edu-projeto-identidade-profissional-CAPES-FCT-2012-07-20.pdf. Acesso em: 08 dez. 2018.
BRZEZINSKI, Iria. (Org.) Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002.
CASADO, Frank Leonardo. SILUK, Julio Cezar Mairese. ZAMPIERI, Nilza Luiza Venturini. Universidade empreendedora e desenvolvimento regional sustentável: proposta de um modelo Entrepreneurial university and Regional sustainable development: Proposal of a model. Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 5, Edição Especial, p. 633-650, DEZ. 2012. Disponível em:
https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/download/7755/pdf. Acesso em 09 mar. 2018.
CASTRO Darlene Teixeira. Sociedade da informação, inovação, tecnologia e cibercultura. In. PÔRTO Jr, Gilson.; CASTRO, Darlene Teixeira; MELO, Gabriela Pereira; BACELAR, Alessandra (Orgs.). Comunicação, ensino e tecnologia: experiências e discussões pertinentes à formação do profissional. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.
COSTA, Claudia Borges. MACHADO, Maria Margarida. Políticas públicas e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. 1. ed. São Paulo, Ed. Cortez, 2017.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2008.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educ. Soc. [on-line]. dez. 2003, vol.24, no.85, p.1095-1124. Disponível em:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GENTILI, Pablo. Escola S. A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996, p. 9 – 49.
LAPA, Andrea. PRETTO, Nelson De Luca. Inovar com os Hackers na Educação. In DIAS, Paulo. MOREIRA, Darlinda. QUINTAS-MENDES, António (Org). Inovar para a qualidade na educação digital. Universidade Aberta. Coleção Educação a Distância e eLearning. Nº 6. 2019. Disponível em: www.uab.pt Acesso em: 08 de nov. de 2019.
LEMOS, André. (Ed.). Cidade digital: portais, inclusão e redes no Brasil. Salvador: Edufba, 2007.
MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.
PRETTO, Nelson. Educação infantil precisa de mais avanços. SALVADOR: A tarde. ESPECIAL A 7. 11/11/2019. Disponível em: http://www.pretto.info/ Acesso em: 18 de dez. de 2019.
_____. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. 8a revista e atualizada
ed. Salvador, Bahia: EDUFBA, 2013.
_____. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões. Salvador, Bahia: Edufba, 2017.
_____. Redes Colaborativas, Ética Hacker e educação. Educação em Revista: Revista da UFMG, v. 26, p. 305-316, 2010.
_____. Reflexões: ativismo, redes sociais e educação. Salvador: EDUFBA, 2013
PUENTES, Roberto Valdés. AQUINO, Orlando Fernández. QUILLICI NETO, Armindo. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Curitiba: Educar, Editora UFPR, n. 34, p. 169-184, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n34/10.pdf. Acesso em 11 de mar. 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).