A PRESENÇA DAS ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS POSSIBILIDADES
Abstract
Este Artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), a respeito da participação das crianças menores em atividades relacionadas às artes plásticas e discuti a prática dessas atividades em instituições escolares, especificamente nas turmas de creche (0 a 3 anos). Inicialmente apresenta algumas características da educação infantil no Brasil, da evolução do atendimento dispensado às crianças pequenas e do desenvolvimento da disciplina de Artes no país. A questão que se propõe a verificar é: como as crianças interatuam quando possuem múltiplas possibilidades em Artes? Como se manifestam nas instituições de educação infantil, quando têm à disposição diversos materiais? Para responder a essas questões desenvolveu-se um estudo de caso pautado na pesquisa-ação.
References
AQUINO, Kenia Adriana de. O nascimento do leitor: ler, contar e ouvir história na educação infantil. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Coleção Proinfantil: módulo 1, unidade 3. Brasília, 2005, 32p.
______. Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2006. 45 p.
______. Ministério da Educação. Parecer normativo CNE/CEB nº: 20, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília- DF, 2009, p. 1-22.
______. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 2010.
DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 8. ed. 1973. Trad. Anísio Teixeira.
SÃO PAULO. O ensino de arte nas series iniciais: Ciclo. São Paulo, 2007
SILVA, Claudia A. Nascimento; RODRIGUES, Sílvia F. Pilegi. A criança e as possibilidades de participação na educação infantil. In: Congresso de Pesquisa em Educação (CONPeduc), Rondonópolis/MT, 2015, p. 482-490.
DONALD, Brooke. Professor Elliot Eisner, campeão da educação artística, morre. Disponível em: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://ed.stanford.edu/news/elliot-eisner-champion-arts-education-dead-80&prev=search. Acesso em 24 de abril de 2017.
PONTES, Gilvânia. A presença da arte na educação infantil: olhares e intenções. 198f.Natal, Dissertação (mestrado). Centro de Ciências Sociais Aplicadas/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).