INSUFICIÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS E O IMPACTO NA EXECUÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO DE NOVA ROSALÂNDIA – TO.

  • Roseni Alves Arruda Terra Unitins

Abstract

 

RESUMO: Com este trabalho, buscou-se conhecer os reflexos da Insuficiência de Recursos Financeiros e o Impacto na Execução do Plano Estratégico Municipal, de  Nova Rosalândia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa junto a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, no período de 2015 – 2016, utilizando-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, com método exploratório de natureza aplicada por meio de uma entrevista não estruturada, pesquisa documental e consultas bibliográficas, visando obter dados para a resposta da pesquisa. Esta, teve como problema, quais resultados podem ser esperados a partir da aplicação de um planejamento estratégico na administração pública municipal diante de uma situação de insuficiência de recursos financeiros. Os resultados foram alcançados através de análises e comparações nas metas. No PPA de 2014 a 2017 da Prefeitura, a ação que mais  sofreu impacto foi a falta de construção de uma creche - considerada um local de suma importância para a comunidade, pois promove o cuidar, o socializar e o educar das crianças e por ser um local importante de segurança para os pais que trabalham fora. 

Palavra chave: LDO;  LOA; PPA.


Author Biography

Roseni Alves Arruda Terra, Unitins

 

Roseni Alves Arruda Terra, servidora pública estadual. Coordenadora de Apoio Escolar na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Regina Siqueira Campos, Nova Rosalândia - TO. Graduação: Pedagogia – FECIPAR – Faculdade de Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins. Administração Pública – Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS. Especialização: Administração Escolar (Universidade Salgado de Oliveira), Informática na Educação) Universidade Federal de Lavras), Pedagogia Escolar: Coordenação, Supervisão e Orientação (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão), Educação a Distância: Tutoria, Metodologia e Educação ( FAEL), Coordenação Pedagógica (Universidade Federal do Tocantins - UFT), Gestão Educacional (Universidade Federal de Santa Maria), As Novas Tecnologias da Educação (FAEL),  PROEJA (IFTO) e Gestão Pública (UFT).  

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Published
2017-12-01
Section
Artigos