EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: RELIGIOSIDADE E CULTURA
Abstract
O presente trabalho propõe refletir sobre a formação continuada de professores (as) e a diversidade cultural na educação básica, no que se refere às lacunas existentes no atendimento de áreas importantes nesse campo e à atuação da universidade de forma mais incisiva nesse contexto. Dessa forma, o objetivo do presente texto é apresentar as ações executadas pelo Projeto Formação Continuada e Produção de Metodologias de Ensino Pautadas na Diversidade Cultural sobre o recorte da temática que deu foco ao minicurso Educação para a Diversidade: Religiosidade e Cultura, em uma escola da rede pública do município de Marabá-PA. A pesquisa de cunho qualitativo se estruturou a partir de um estudo exploratório sobre a temática central e periférica, e da análise da práxis de professores (as) no âmbito da diversidade religiosa. Mediante este trabalho, notamos sua grande relevância, pois os próprios professores afirmaram que contribuiu para o esclarecimento e aprendizagem do tema exposto, bem como para a identificação de situações encontradas nas escolas e da importância de ações no combate ao preconceito e à discriminação no espaço escolar.
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