O MULTICULTURALISMO E UM NOVO OLHAR SOBRE O OUTRO: A IMPORTÂNCIA DE SE EDUCAR PARA A DIVERSIDADE

  • Angela Issa Honat Universidade Federal do Tocantins
  • Edilia Ayres Neta Costa Universidade Estadual do Tocantins
Palavras-chave: Multiculturalismo. Educação. Identidade. Tolerância. Diversidade Cultural.

Resumo

O presente artigo propôs uma reflexão sobre os caminhos de uma nova visão sobre o outro, sua cultura, seus costumes, numa abordagem educacional buscando fazer a ponte entre a responsabilidade da educação em promover a mudança para uma concepção crítica de convivência com as diferentes identidades culturais. A abordagem lança um olhar plural sobre o contexto escolar e seus desafios em expandir a postura   multicultural para além das disciplinas curriculares, estimulando a percepção de uma cidadania plural, sensível às diferenças que motive a ruptura de processos excludentes e a construção de um novo olhar sobre o outro e suas nuances identitárias.

Biografia do Autor

Angela Issa Honat, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Direito do Estado com ênfase em Direito Constitucional  pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Prestação Jurisdicional  e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins-UFT.

Edilia Ayres Neta Costa, Universidade Estadual do Tocantins

Possui graduação em licenciatura em história pela Universidade Estadual do Tocantins (1998). Especialista em gestão do judiciário, pela Faculdade Educacional da Lapa, Fael em parceria com a Esmat (Escola Superior da Magistratura Tocantinense), ano de 2010/2011. Servidora pública do poder judiciário desde 1998. Atualmente é técnica judiciária lotada no Fórum da Comarca de Porto Nacional-TO, Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.

Referências

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa/Rio de Janeiro, Diffel/Bertrand, 1989.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1934. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 09 de outubro de 2018.

CARDOSO, C. M. Tolerância e seus limites: um olhar latino-americano sobre diversidade e desigualdade. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

CANDAU, Vera Maria, ANHORA, Carmen Teresa G., (2000). A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária. Trabalho apresentado na 23ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG.

CANEN, Ana. O Multiculturalismo e seus Dilemas: implicações na educação. Comunicação & Política, v. 25, p. 101, 2007.

CANEN, Ana, MOREIRA, Antonio Flavio B., (2001). Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. In: CANEN, A., MOREIRA, A. F. B., (orgs.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas: Papirus, 2001.

CANEN, A.; OLIVEIRA, A. M. A. de Multiculturalismo e currículo em ação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.21, p.61- 74, set./dez. 2002.

CANDAU, V. M.F. Pluralismo cultural, cotidiano escolar e formação de professores. In: CANDAU, V. M. F.. Magistério construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.

COSTA, S.; WERLE, D. L. Reconhecer as diferenças: liberais, comunitários e as relações raciais no Brasil. In: SCHERER WARREN, I. et al. Cidadania e multiculturalismo: a teoria social no Brasil contemporâneo. Florianópolis/Lisboa: Editora da UFSC/Socius, 2000, p. 82-116.

FISCHMANN, Rosely. Educação, direitos humanos, tolerância e paz. In: Paidéia, v. 11, n. 20. Ribeirão Preto: 2001.

FRASER, Nancy. Recognition without Ethics? In:Theory, Culture & Society. (SAGE, London, Thousand Oaks and New Delhi). Vol. 18 (2-3): 21-42, 2001ª.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais de nosso tempo. Educação & realidade, v.22, n.2, p.15-46, nº: 02. 1997.

MCLAREN, P. (1997). Multiculturalismo crítico. São Paulo. Cortez.1997.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil(1995-2000). Avanços, desafios e tensões.Revista Brasileira de Educação, 2001. Disponível em< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a07> Acesso em 10 de outubro de 2018.

MOREIRA, Antônio Ferreira e CANDAU, Vera Maria, (2003). Educação escolar e culturas: construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, nº 23, mai-ago, 2003. Disponível em< http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27502312> Acesso em 10 de outubro de 2018.

NACIONAL, Parâmetros Curriculares. Disponível em< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em 15 de outubro de 2018.

RITZER, G. Teoria Sociológica contemporânea. Trad. Maria Teresa Casado Rodrigues. Madrid: McGRAW-HILL, 1991.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. A Educação em Tempos de Neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma concepção multicultural de direitos humanos, 1997. Disponível em< http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Concepcao_multicultural_direitos_humanos_RCCS48.PDF>. Acesso em 12 de outubro de 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.Por uma concepção multicultural de direitos humanos.

SANTOS, Boaventura de Sousa. NUNES, João Arriscado. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade.In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.).Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 2003(Série Reinventar a emancipação social: para novos manifestos, v.3).

_____.Os processos da globalização.In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). A globalização e as ciências sociais. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Tradução: Laureano Pelegrin. Bauru, SP: Edusc, 1999.

TAYLOR, C. As fontes do Self. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

Publicado
2020-03-09
Seção
Artigos