PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REGIÃO DO PIEMONTE DA DIAMANTINA - BAHIA
Abstract
O objetivo deste artigo foi conhecer o perfil dos professores de Atendimento Educacional Especializado que atuam nas escolas dos municípios do Piemonte da Diamantina, estado da Bahia. Para a coleta de dados foi construído um questionário próprio que congregou uma série de perguntas de múltipla escolha. O critério para seleção dos sujeitos levou em consideração aqueles professores que atuaram com Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais em escolas municipais, urbanas e rurais dos nove municípios. Por conta disso quarenta e cinco docentes estavam dentro dos critérios estabelecidos, sendo que trinta e seis deles aceitaram participar do estudo. Resumidamente, a partir dos dados coletados, foi possível levantar que o perfil dos professores de AEE do Piemonte da Diamantina é composto majoritariamente por mulheres, autodeclaradas pardas, que tem idade média de 42,88 anos, que trabalham principalmente na zona urbana, são casadas e tem na maioria 2 filhos.
References
BARBOSA, Andreza. Os salários dos professores brasileiros: implicações para o trabalho docente. 2011. 208 p. Tese (Doutorado em Educação Escolar) Universidade Estadual Paulista, Araraquara.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
BRITO, Aida Teresa dos Santos; LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes; FORTES, Maria Teresa Mendes. Perfil do professor do AEE que atua com alunos com autismo no município de Teresina. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos, SP. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas: Galoa, 2014. v. 1. p. 1-25.
DAMETTO, Jarbas; ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Mãe, mulher... professora! Questões de gênero e trabalho docente na agenda educacional contemporânea. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 37, n. 2, p. 149-155, July-Dec., 2015
DUARTE. Adriana, MELO. Savana Diniz Gomes, OLIVEIRA. Dalila Andrade, VIEIRA. Lívia Fraga. O trabalho docente na Educação Básica em Minas Gerais, Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KAPITANO-A-SAMBA, Kilwangy Kya; HEINZEN, Valdite Aparecida. Formação de professores em tecnologia assistiva para atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: inclusão ou exclusão? Juara, n. 01, vol. 1, 2014.
MATIJASCIC, Milko. Professores da educação básica no Brasil: condições de vida, inserção no mercado de trabalho e remuneração. Brasília: IPEA, 2017.
MARQUES, Marta Inês Medeiros. O conceito de espaço rural em questão. Terra Livre, São Paulo, nº 19, ano 18, p. 95-112. 2002.
MELO, Silas Nogueira de. Educação no campo e educação rural: distinção necessária para compreensão da realidade geográfica. 59 p. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio Claro – SP.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.
PESTANA, Maria Inês (Coord.). Estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Brasília: Inep, 2009.
PIMENTEL, Diego Alejo Vásquez; AYMAR, Iñigo Macías; LAWSON, Max. Compensem o trabalho, não a riqueza. Oxfam Internacional, Oxford, 2018.
PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano; AQUINO, Orlando Fernández. O Perfil sócio demográfico e profissional dos professores de Ensino Médio de Uberlândia. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.11, n. 23, p. 132-153, jan/jul. 2011
ROCHA. Roselene Nunes. Política de Inclusão escolar na ótica de professores de sala de recursos multifuncionais da rede municipal de Florianópolis-SC. 2014. 114 p. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí.
ROCHA, Margarette Matesco; ALMEIDA, Maria Amélia de. Ensino itinerante para deficientes visuais: um estudo exploratório. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 14, n. 2, p. 201-216, ago. 2008.
SARACENO, Chiara. Sociologia da Família. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.
SANTANA, Djanira Ribeiro. A função da mulher na educação infantil: mãe ou professora? Anais do IX seminário nacional de estudos e pesquisas “história, sociedade e educação no Brasil. Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – 31/07 a 03/08/2012
SANTOS, Juliana Testoni dos. Professoras Atuantes no Atendimento Educacional Especializado e suas Histórias de Vida: Um Estudo sobre Identidade Docente. 2016. 114 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade da Região de Joinville, Joinville.
SILVA, Cristiane da; HOSTINS, Regina Célia Linhares; MENDES, Regina Silva. O lugar do Atendimento Educacional Especializado nas práticas culturais de escolarização em contextos de inclusão escolar. Revista Linhas. Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 10-29, set./dez. 2016.
SILVA. Regisnei Aparecido Oliveira; GUILLO. Lídia Andreu. Trabalho docente e saúde: um estudo com professores da educação básica do sudoeste goiano. Itinerarius Reflectionis. V. 11, nº 2, 2015
SILVA, Michely Stephany Fernandes da; FONSECA, Géssica Fabiely, BRITO, Max Leandro de Araújo; SHITSUKA, Ricardo; SHITSUKA, Dorlivete Moreira. As crianças com deficiência na educação infantil: concepções e práticas pedagógicas. Cadernos de pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 13, nº 33, p. 299-315 jan./abr. 2018.
TELES, Margarida Maria; SOUZA, Nielza da Silva Maia de; TELES, Maria Raquel de Santana. Perfil do professor do curso Atendimento Educacional Especializado-AEE na rede pública de Aracajú. Anais do VI Colóquio Internacional. São Cristóvão - SE. 2012
UNESCO. Declaração de Salamanca: Sobre princípios, políticas e práticas na área as necessidades educativas especiais. Salamanca – Espanha, 1994.
VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, n. 17-18, p. 81-103, 2002.
VIEIRA, Lívia Maria Fraga et al. Pesquisa trabalho docente na educação básica no Brasil: sinopse do survey nacional. Universidade Federal de Minas Gerais, Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. - Belo Horizonte, 2013.
ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto; PEREIRA, Sidnéia Ribeiro. Mulheres e professoras: repercussões da dupla jornada nas condições de vida e no trabalho docente. Educ. rev., Curitiba, n. spe2, p. 259-276, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).