A ESCOLA DO PÉ DE MANGA: UNIDOCÊNCIA E CLASSE (MULTI)SERIADA DE UMA ESCOLA RURAL MATO-GROSSENSE
Abstract
Educação do campo ofertada na escola rural, mais do que um território não-urbano, abrange os espaços da floresta, da pecuária, das minas e agricultura e também os pesqueiros, caiçaras, ribeirinhos, extrativistas. Escolas ou classes (multi)seriadas se caracterizam pela forma de organização de ensino, na qual o professor unidocente trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries simultaneamente, alunos com idades e níveis cognitivos diferentes. O texto vincula-se aos estudos desenvolvidos no PPGE/UFT no grupo de pesquisa Gepce, resulta de Pesquisa participante implicada com Entrevistas semiestruturadas com professor, funcionários e alunos da escola Estadual Vila Rica. Sua base teórica: ARROYO e FERNANDES (1999), HAGE (2005, 2010, 2011), WHITAKER (2008) enfocando escola rural, educação do campo, classes multisseriadas. A Observação participante mato-grossense na perspectiva fenomenológica sinaliza dificuldades e desafios para a educação no/do campo. A estrutura e funcionamento de uma escola rural com classes multisseriadas e professoras unidocentes tem o desafio de uma escola pública da educação básica, acrescida de ser na zona rural, com dificuldades de acesso, precariedade de material didático-pedagógico, com professores sem formação inicial na modalidade e sem formação continuada sobre as diretrizes operacionais da educação do campo, e sem a implementação de uma política de “Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo”.
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