PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFMT: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS, INTERESSES E NECESSIDADES
Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar os indicadores epistemológicos da pesquisa em Educação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT e aprofundar as análises da produção científica, a partir de uma pesquisa bibliográfica/documental. Trata-se da explicitação dos resultados parciais da pesquisa realizada por Rodrigues (2016). Os resultados obtidos apontam um claro predomínio da abordagem fenomenológico-hermenêutica na produção científica do PPGE-UFMT, já que tal paradigma está presente em mais da metade da amostra (55%). Na sequência, estão as pesquisas de tendências pós-modernas (24%), seguidas das de cunho crítico-dialético (17%) e, por fim, aparecem as empírico-analíticas, representando apenas 4% da amostra. Conclui-se que há, nas pesquisas desenvolvidas no PPGE-UFMT, indícios de supressão do aprofundamento teórico, pragmatismo, subjetivismo, relativismo (epistemológico e ontológico), além da concepção da linguagem como categoria exclusiva do conhecimento.
References
DUAYER, M. Antirrealismo e absolutas crenças relativas. Verinotio revista on-line – n. 11, n. 14, Ano VIII, jan./2012. Disponibilidade em: http://www.verinotio.org/conteudo/0.85389080816311.pdf. Acesso em: 14 abr. 2015.
FERREIRA Jr., A.; BITTAR, M. O marxismo como referencial teórico nas dissertações de mestrado em educação da UFSCar (1976-1993). Cadernos CEMARX, Campinas (UNICAMP), n. 2, v. 1, p. 65-71, 2005. Disponibilidade em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/10794. Acesso em: 09 set. 2015.
KUENZER, A. Z; MORAES, M. C. M. de. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1362, set./dez. 2005. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n93/27284.pdf. Acesso em: 05 ago.2015.
MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2016.
MORAES M. C. M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, 2001, 14(1), pp. 07-25 © 2001, CEEP - Universidade do Minho. Disponibilidade em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37414102.pdf. Acesso em: 09 jun. 2015.
MORAES, M. C. M. de. “A teoria tem consequências”: indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 107, p. 585-607, maio/ago. 2009. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/14.pdf. Acesso em: 23 ago. 2015.
PARAISO, M. A. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 283-303, 2004. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n122/22506.pdf. Acesso em: 01 abr. 2015.
RODRIGUES, I. L. A. Análise biliométrica e epistemológica das dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso: características e tendências. 2016. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Jataí, 2016.
SACARDO, M. S. Estudo bibliométrico e epistemológico da produção científica em Educação Física na Região Centro-Oeste do Brasil. 2013. 255f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponibilidade em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2288?show=full. Acesso em: 04 jun. 2014.
SÁNCHEZ GAMBOA, S. Á. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SÁNCHEZ GAMBOA, S. A. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.
SILVA, R. H. dos R.; SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancizar. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. ETD. Educação Temática Digital, v. 16, p. 48-66, 2014.
UFMT. Projeto de Mestrado em Educação. Cuiabá, MT, Brasil: Universidade Federal de Mato Grosso, 1987.
UFMT/IE. O Programa de Pós-Graduação em Educação: um breve histórico. Disponibilidade em: http://www.ufmt.br/apg/pos_ie.html. Acesso: 03 jun. 2015.
VON DENTZ, V. As tendências pós-críticas na pesquisa em educação: análise filosófica e crítica ontológica – 389f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas para obtenção do título de Doutor em Filosofia e História da Educação. 2015.
WARDE, M. O papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 73, p. 67-75, maio 1990.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).