BANDA MUSICAL MORADA DO VALE DA CIDADE DE GRAVATAÍ/RS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS
Abstract
Esta pesquisa, decorrente de um estudo caso, teve por objetivo geral analisar as concepções dos integrantes da Banda Musical Morada do Vale (BMMV) da Cidade de Gravataí/RS sobre a importância da educação musical para a formação no contexto das bandas e fanfarras. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e teve objetivo exploratório-descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco integrantes da BMMV e o instrumento de coleta de dados foi a aplicação de um questionário. A técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo. Os principais resultados apontam que os sujeitos reconhecem a educação como propulsora para a formação humana, social, cidadã e para o desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito e de futuras gerações. Entendem, ainda, que a BMMV possui um caráter pedagógico para com a comunidade externa e para com os seus integrantes, contribuindo para a educação ao longo da vida.
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