EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: IDENTIDADES E RESITENCIA EM CENA

Abstract

Este estudo analisa formas de resistência de alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola localizada em área de Reserva Extrativista Marinha frente aos desafios posto pelo sistema educativo. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com sujeitos educacionais de 3ª e 4ª etapa, embora outras percepções sejam incluídas na pesquisa, neste caso, gestores e professores. Conectar essas vozes nos permitiu levantar aspectos desafiadores dessa modalidade de educação, pois entre sonhos e resistências, está o desejo de um projeto de vida coletivo, com melhorias infraestruturais e pedagógicas. Concluiu-se que os sujeitos em destaque, partilham expectativas comuns, embora cada um deles apresentem demandas distintas, muitas influenciadas pelas questões estruturais das instituições de ensino, outras pelas metodologias docentes. Posições diversas que desafiam a organização da escola e do trabalho pedagógico

Author Biographies

Márcio Fernando Duarte Pinheiro, UFPA

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica, Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB-UFPA). 

Jose Bittencourt da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Ciências Ambientais. Docente do Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da escola Básica (PPEB-UFPA).

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Published
2021-08-27
Section
FLUXO CONTÍNUO - Artigos