EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: IDENTIDADES E RESITENCIA EM CENA
Abstract
Este estudo analisa formas de resistência de alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola localizada em área de Reserva Extrativista Marinha frente aos desafios posto pelo sistema educativo. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com sujeitos educacionais de 3ª e 4ª etapa, embora outras percepções sejam incluídas na pesquisa, neste caso, gestores e professores. Conectar essas vozes nos permitiu levantar aspectos desafiadores dessa modalidade de educação, pois entre sonhos e resistências, está o desejo de um projeto de vida coletivo, com melhorias infraestruturais e pedagógicas. Concluiu-se que os sujeitos em destaque, partilham expectativas comuns, embora cada um deles apresentem demandas distintas, muitas influenciadas pelas questões estruturais das instituições de ensino, outras pelas metodologias docentes. Posições diversas que desafiam a organização da escola e do trabalho pedagógico
References
ARROYO, Miguel Gonzáles. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LEI nº 9394/96. Brasília, 1996.
______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios ‒ PNAD, 2012.
______. Decreto nº 7.352 de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Diário Oficial da União - Seção 1 - 5/11/2010, Página 1. Disponibilidade em:
CARDOSO, Maria Barbara da Costa; HAGE, Salomão Mufarrej; Educação de Jovens e Adultos no ressignificar da formação docente e currículo na Amazônia brasileira. Revista Terceira Margem Amazônia. Disponibilidade em: http//www.revistaterceiramargem.com/index.php/terceiramargem/article/view/107/95.Acesso em: 17 fev. 2019.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Sistema nacional de educação: desafio para uma educação igualitária e federativa. Educ. Soc, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1187-1209, set./dez. 2000. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a12.pdf. Acesso em: 22 jul. 2017.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 4.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. Transgressão do paradigma da (multi) seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educ. Soc, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1165-1182, out./dez. 2014. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01165.pdf. Acesso em: 15 set. 2018.
MAYO, Peter. Voando abaixo do radar? Abordagens críticas à educação de adultos. In: APPLE, M. W. Educação crítica: análise internacional: Tradução: Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 302-314.
PAIVA, Jane. A construção coletiva da política de educação de jovens e adultos no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 82, p. 59-71, nov. 2009. Disponibilidade em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2242/2209. Acesso em: 26 dez. 2018.
TRACUATEUA. Projeto Político Pedagógico da Escola Benjamim Ramos. Tracuateua. Secretaria Municipal de Educação de Tracuateua: Tracuateua, 2018.
TRAQUATEUA, Benjamim Ramos, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).