NARRADOR HOMODIEGÉTICO: O PROTAGONISMO DE FLEMING EM UMA AVENTURA NO BRASIL
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise do narrador homodiegético ou o “Narrador – Protagonista”, de acordo com as prerrogativas de Yves Reuter (2002) e Lígia Chiappini (S/D). Essa categorização do narrador já apresentada no título, tem em voga, o papel de destaque do narrador ao longo da obra, sendo ele narrador e, ao mesmo tempo, personagem principal. A narrativa está pautada em primeira pessoa e pode ser considerada o diário de uma viagem ao Brasil Central. Desta forma, o percurso narratológico utilizado pelo narrador dá visibilidade a esses recursos estéticos e estilísticos ao longo da narrativa. O método empregado é o analítico crítico quando do confronto da obra com as abordagens teóricas de Reuter e Chiappini. A partir do olhar do viajante europeu teremos uma ideia mais concisa da Amazônia enquanto um espaço de discussão, de assimilação, de estudo e de contemplação, sobretudo, na sua representação em um contexto rural.
References
CÂNDIDO, A. (et al). A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2011.
CHIAPPINI, L. M. L. O foco narrativo (ou a polêmica em torno da ilusão). São Paulo Editora Ática, s/d.
FLEMING, P. Uma aventura no Brasil. Tradução Lilian DePaula e Magno Dadonas – São Paulo: Marco Zero, 1996.
HOISEL, E. Teoria, crítica e criação literária: o escritor e seus múltiplos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
REUTER, Y. A análise da narrativa: o texto, a ficção e a narração. Trad. Mário Pontes. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.
TODOROV, T. As estruturas narrativas. Trad. Leyla Perrone-Moisés. - São Paulo: Perspectiva, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).