MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE DOIS GRUPOS DE PESQUISAS BRASILEIROS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1998-2018)
Abstract
O artigo tem como propósito contribuir com uma pesquisa institucional, cadastrada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PROPP/UFMS). Objetivou-se, na etapa de trabalho socializada neste texto, analisar a relação existente entre Educação Infantil e Psicologia da Educação Matemática em teses e dissertações vinculadas a grupos de pesquisas da UNESP/Bauru e UNICAMP no período de 1998 a 2018. O referencial teórico abrange discussões da contribuição da Psicologia da Educação e da Psicologia da Educação Matemática à aprendizagem de conceitos. Adotou-se uma metodologia qualitativa de caráter descritivo-analítico, do “tipo Estado da Arte”, em que os dados foram coletados nas bases digitais de dois grupos de pesquisas: PSIEM e GPPEM. Da análise de dados, evidencia-se a tentativa de esclarecer os princípios subjacentes a produção do conhecimento no campo da Educação Infantil e de como esta vincula-se com os estudos da Psicologia da Educação Matemática.
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