EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ/FLONA
Abstract
Tendo como base a experiência vivida no Norte do Brasil, especificamente no município de Tefé, localizado no Médio Solimões, no Estado do Amazonas, o presente artigo tem como objetivo principal refletir sobre o incentivo feminino familiar ao ingresso e permanência de estudantes nos cursos de formação docente na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. A exemplo do restante do país, o corpo discente dos cursos de licenciatura da UEA é formado majoritariamente por mulheres, as quais são as primeiras de suas famílias a ingressarem em um curso superior. Para esse grande passo na vida das estudantes, um grupo especifico foi de grande importância: as mulheres da família, em especial, as mães e avós. Para isto, buscou-se, a partir da articulação entre a Educação Popular, os Estudos Feministas e a Pesquisa Participante, os elementos de produção e análise dos dados, comprovar a importância dessa rede de apoio.
References
AGUIAR, Neuma. Patriarcado, sociedade e patrimonialismo. Sociedade e Estado, Brasília, vol.15, n.2, jun.-dez./2000.
CALDART, R.S. Escola é mais do que Escola na Pedagogia do Movimento Sem Terra. Porto Alegre: UFRGS, 1999.
CASTRO, Amanda Motta. Fios, tramas, cores, repassos e inventabilidade: A formação de tecelãs em Resende Costa, MG. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2015.
CASTRO, Amanda Motta. Mulheres e Formação docente no Norte do Brasil. In: Amanda Motta Castro; Rita de Cássia Machado. (Org.). Estudos Feministas, mulheres e Educação Popular. Curitiba: CRV, 2016.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo. Cortez, 1998.
DORLIN, Elsa. Sexo, género y sexualidades: introducción a la teoria feminista. Buenos Aires: Claves, 2009
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. GEBARA, Ivone. O que é teologia feminista. São Paulo: Brasiliense, 2007.
GEBARA, Ivone. Rompendo o silêncio: Umafenomenologia feminista do mal. Petrópolis: Vozes, 2000.
GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo,Cortez, 2001.
HIERRO, Graciella. De la domesticación a la educación de las Mexicanas. Torres Asociados, 2007.
HIERRO, Graciella. Ética de laLibertad. Cidade do México. Torres Asociados, 2003.
KERGOAT, Prisca. Oficio. In: HIRATA, Helena; LABORIE, Franloise (org). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Unesp, 2011.
LAGARDE, Marcela.Cautiverios de lasmujeres: madresposas, monjas, putas, presas y locas. 4.ed., Ciudaddel México: UNAM, 2011.
MOREIRO, Alumine. Participácion de las mujeres. IN: GANBA, Beatris. Diccionario de estúdios de género y feminismos. Buenos Aires: Iexicón,2007.
OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. Elogio da diferença o feminino emergente. Rio de Janeiro: Roco,2012.
PERROT, Michelle. Minha história sobre as mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.
SAFFIOTI, Heleieth. I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SAFFIOTI, Heleieth. I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Petrópolis: Vozes, 1967.
SCAVONE, Lucila. A maternidade e o feminismo: diálogo com as ciências sociais. Cadernos Pagu, nº.16, Campinas, 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).