RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO PELA PESQUISA: REFLEXÕES À LUZ DA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM FÍSICA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Abstract
Esse estudo investigou as experiências vividas pelos residentes de Física vinculados ao Projeto Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no âmbito da etapa de imersão nas escolas-campo (ciclo 2018-2020). Para essa investigação, foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar os temas e as metodologias abordadas; evidenciar a diversidade de projetos de intervenção; e destacar as atividades específicas desenvolvidas. Trata-se, de um estudo de natureza qualitativa que se concentrou na análise documental e na sistematização dos dados apresentados pelos residentes em seus relatórios finais. Como principais resultados, constatou-se que as atividades de regência focaram a articulação teoria/prática, assim como os projetos de intervenção prezaram pelo caráter aplicado e interdisciplinar da ação; por fim, as atividades específicas situaram pesquisa em ensino como a base do ensino dos professores.
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