DILEMAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA REALIDADE MARAJOARA - O EXEMPLO DAS SALAS MULTISSERIADAS COMO REDUÇÃO PARA A DESCENTRALIZAÇÃO DO ENSINO EM MELGAÇO/PA

Palavras-chave: Multisseriação. Currículo. Diversidade.

Resumo

Esta comunicação debate a maneira pela qual os saberes locais de uma comunidade ribeirinha do município de Melgaço no arquipélago do Marajó/PA se relacionam com os saberes formais de uma sala multisseriada de escola pública. Objetiva contribuir com o aprofundamento da reflexão crítica sobre os saberes locais, bem como sua valorização e reconhecimento histórico e cultural. Versa sobre o diálogo entre a realidade local e a proposta curricular formal no que tange à realidade local e ao processo de ensino. Os resultados indicam que, embora haja uma forte política de enfraquecimento dos modos e costumes de vida por parte do saber formal anotado em livros didáticos, há um diálogo, mesmo que de forma tímida e informal, com os saberes locais. Esse diálogo, porém, não obedece aos rigores e ao zelo dos métodos científicos, ele flui de forma natural.

Biografia do Autor

Ana D'Arc Martins de Azevedo, UEPA E UNAMA

Doutora em Educação/Currículo, Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP.

Adailson da Silva Leão, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura, Universidade da Amazônia – UNAMA.

Edgar Monteiro Chagas Junior, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Doutor em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado
2020-05-22