SUBPROGRAMA “BASTA” NO PROGRAMA PATRONATO DE CAMPO MOURÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
Abstract
Este artigo apresenta resultados da prática de Estágio Supervisionado II, do 4º ano do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Campo Mourão/PR. Com base na pesquisa e nas ações desenvolvidas, são demonstrados aspectos inerentes à violência doméstica e familiar pertinente ao Subprograma Basta, do Programa Patronato, instituição não escolar, de Campo Mourão/PR. Expõe algumas ações educativas, orientadas pelos pressupostos da educação não formal, que foram realizadas com vistas à ressocialização de egressos e beneficiários da justiça. Com os resultados da pesquisa, constatou-se que o subprograma e suas ações são fundamentais para a sensibilização dos assistidos, bem como para a compreensão do papel da pedagogia nesse espaço.
References
AMANCIO, A. de C.; RODRIGUES C.; PASQUINI, A. S. O papel da pedagogia junto aos assistidos pelo Patronato em Apucarana/PR. In: Seminário de Extensão e Cultura da Unespar, 2., 2014. Anais... Campo Mourão: UNESPAR, nov. 2014.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, L. T. T. Psicologias. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
BRASIL. Decreto-lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União. Disponibilidade em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm>. Acesso em: 15 fev. 2020.
______. Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial da União. Disponibilidade em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm>. Acesso em: 15 fev. 2020.
______. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponibilidade em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 15 fev. 2020.
______. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União. Disponibilidade em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm>. Acesso em: 15 fev. 2020.
______. Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2006b. Disponibilidade em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm>. Acesso em: 15 fev. 2020.
______. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, 2006a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2020.
CECCHETTO, F. R. Violência e estilos de masculinidade. Rio de Janeiro: FFV, 2004.
DEPEN – Departamento Penitenciário. Programa Patronato – Programa de Municipalização do Acompanhamento das Penas e Medidas Alternativas em Meio Aberto. Curitiba, 2014. Disponibilidade em: < http://www.depen.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=217>. Acesso em: 15 fev. 2020.
FRANÇA, F. F. Representações sociais de gênero na escola: diálogo com educadoras. 2014. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014. Disponibilidade em: <http://www.ppe.uem.br/teses/2014%20-%20Fabiane%20Freire.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2020.
______.; SANTOS, P. V. dos. Um olhar sobre gênero e diversidade na escola: compreensão de uma gestão escolar que aborde as diferenças. Emblemass, v. 10, n. 2, 181-202, jul./dez. 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOHN, M. da G. Educação não-foral e cultura política. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
_______. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405/>. Acesso em: 29 fev. 2020.
GORETTE, M. S.; PEREIRAL. A. R.; SOUZA F. M. de; STADLER, A. V.; RODRIGUÊS, M. F. Alterando percursos e criando oportunidades para jovens e adultos em situação de cumprimento de pena alternativa. In: CONVERSAND SOBRE EXTESÃO, 13., 2015. Anais... Ponta Grossa: UEPG, nov. 2015. p. 1-6.
______; OLIVEIRA, K.; PACHECO, M.; ALVES, N. L.; RODRIGUES, M. F. A atuação do pedagogo em espaços não formais de ensino: a experiência do Patronato Penitenciário de Ponta Grossa. Ponta Grossa. In: CONVERSAND SOBRE EXTESÃO, 14., 2016. Anais... Ponta Grossa: UEPG, jul. 2016. p. 1-6.
GUERRA, V. N. A. Dez lições sobre a violência de pais contra filhos. 2. ed. São Paulo: Cortez,1986.
LEI Maria da Penha é aplicada para proteger homem? Jusbrasil, 31 out. 2008. Disponibilidade em: <http://direito-publico.jusbrasil.com.br/noticias/157860/lei-maria-da-penha-e-aplicada-para-proteger-homem>. Acesso em: 15 fev. 2020.
PARANÁ. Informações municipais para planejamento institucional. Campo Mourão: Gempar, 2017. Disponibilidade em: <http://www2.mppr.mp.br/cid/campomourao.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2020.
______. Minuta de regimento interno do Patronato de Campo Mourão. Curitiba: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Secretaria de Estado da Justiça; Cidadania e Direitos Humanos, 2014.
______. Programa BASTA: intervenção junto ao autor da violência. Curitiba: Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, 2016d.
PATRONATO será extinto a partir de 2020. Najuá, 22 dez. 2019. Disponibilidade em: <https://hojecentrosul.com.br/?id=5806>. Acesso em: 15 abr. 2020.
SARTI, C. A. O feminismo brasileiro desde os anos 1970: revisitando uma trajetória. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 264, maio/ago. 2004.
SEVERO, J. L. R. de L. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Rev. Bras. Est. Pedagog., Brasília, v. 96, n. 244, p. 561-576, set./dez. 2015. Disponível em: <https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm&ogbl#inbox/FMfcgxwGDWqXdHpqpnpbvJSXxFPQTQkB?projector=1&messagePartId=0.2>. Acesso em: 28 fev. 2020.
SILVA, D. C. A aplicação da Lei Maria da Penha na proteção dos direitos do homem. Âmbito Jurídico, Rio Grande, mar. 2013. Disponibilidade em: <https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-penal/a-aplicacao-da-lei-maria-da-penha-na-protecao-dos-direitos-do-homem/>. Acesso em: 15 fev. 2020.
SIMSON, R. de M. V.; PARK, M. B.; FERNANDES, R. S. (Org.) Educação não-formal: cenários de criação. Campinas: Unicamp, 2001.
WAISELFISZ, J. J. Mapa da violência 2015: homicídios de mulheres no Brasil. 1 ed. Brasília: Flacso, 2015. Disponibilidade em: <http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2016/04/MapaViolencia_2015_mulheres.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2020.
ZOPPEI, E. A Educação não escolar no Brasil. 2015, 344 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm&ogbl#inbox/FMfcgxwGDWqXdHpqpnpbvJSXxFPQTQkB?projector=1&messagePartId=0.3>. Acesso em: 28 fev. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).