ESCUTA SENSÍVEL: SUCESSO NO CONTEXTO DA UMA
Abstract
A Universidade da Maturidade UMA surge como um espaço para possibilitar aos velhos sentir-se parte de um contexto social, sentir-se ativo. Um espaço pedagógico de convivência social e aquisição de novos conhecimentos, em que o ensino está imbricado com uma prática aberta, dinâmica, motivadora; em que o diálogo possibilite a proximidade entre professor-acadêmico para que possa compreender que é possível sua participação na sociedade enquanto sujeito histórico. O objetivo deste artigo é demonstrar que o uso da Escuta Sensível como instrumento metodológico é sucesso no contexto da UMA, pois a construção de vínculos afetivos entre professor e acadêmicos faz-se fundamental para consolidar os laços de confiança, carinho, proteção e cuidado. É uma pesquisa bibliográfica, qualitativa que utiliza de análise documental, sendo sua fonte cartas escritas pelos próprios acadêmicos da UMA. Conclui-se com a análise dessas cartas que os docentes envolvidos com as turmas de velhos utilizam dos princípios da escuta sensível, predispõem-se a ouvir, a compreender, a respeitar o conhecimento e experiência do outro, o que leva a construção de vínculos afetivos entre professor e acadêmico que consolidam os laços de confiança, carinho, proteção e cuidado. Isso possibilita aos velhos, construírem e reconstruírem suas histórias com escuta sensível e motivação.
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