CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CURRÍCULO PRESCRITO: SABERES INTEGRADOS PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Palavras-chave: Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Currículo. Conhecimento Científico.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os elementos que integram as bases para a constituição do conhecimento científico no currículo prescrito com vistas à formação de saberes de jovens e adultos em um curso técnico em manutenção de máquinas pesadas de uma instituição federal de ensino, no contexto amazônico. O percurso metodológico da pesquisa pauta-se em uma abordagem qualitativa e exploratória para sistematização das argumentações, à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), utilizada para o tratamento do material empírico organizado em duas categorias: (i) enlaces metodológicos de um currículo integrado para a formação humanística e profissional; e (ii) enfoque teórico-epistemológico na articulação de conhecimentos científicos culturalmente constituídos para a formação de jovens e adultos. Verificou-se que os elementos de uma formação científica, humanística e profissional de jovens e adultos no contexto amazônico, apontam para a necessidade prática da integração de saberes como trabalho pedagógico e constituição de professores colaborativos.

Biografia do Autor

Sebastião Rodrigues Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2014). Atua na na área de docência em Física e Ciências. Licenciado Pleno em Ciências Naturais - com habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2010). Tem experiência em educação em ciências, com ênfase na linha de Ensino de Física Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: design e validação de sequências didáticas baseadas no método DBR-TLS, ensino de física através de temas contemporâneos, abordagem CTS/CTSA e fundamentos e metodologias para o ensino de ciências.

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Curso de Licenciatura em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); especialização em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), na linha de pesquisa "Ensino, Avaliação e Formação de Professores". Atualmente faz parte do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e é professora Titular da Universidade Federal do Pará, onde iniciou carreira em março de 1979. Criou o Clube de Ciências da UFPA, em 1979, tendo em vista a formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Instituição. É pesquisadora na área de Educação em Ciências e Educação Ambiental, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, ensino de ciências, formação inicial, pesquisa narrativa e ensino com pesquisa. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, de 2002 a 2008. Foi Diretora Geral do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UFPA (antigo NÚCLEO PEDAGÓGICO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO), por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). Coordenou o POLO ACADÊMICO UFPA do doutorado em rede da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, de 2010 a 2016. É coordenadora do Mestrado Profissional DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS, desde 2014. É presidente do NDE da Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens do IEMCI/UFPA.

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Publicado
2020-05-07