CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CURRÍCULO PRESCRITO: SABERES INTEGRADOS PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar os elementos que integram as bases para a constituição do conhecimento científico no currículo prescrito com vistas à formação de saberes de jovens e adultos em um curso técnico em manutenção de máquinas pesadas de uma instituição federal de ensino, no contexto amazônico. O percurso metodológico da pesquisa pauta-se em uma abordagem qualitativa e exploratória para sistematização das argumentações, à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), utilizada para o tratamento do material empírico organizado em duas categorias: (i) enlaces metodológicos de um currículo integrado para a formação humanística e profissional; e (ii) enfoque teórico-epistemológico na articulação de conhecimentos científicos culturalmente constituídos para a formação de jovens e adultos. Verificou-se que os elementos de uma formação científica, humanística e profissional de jovens e adultos no contexto amazônico, apontam para a necessidade prática da integração de saberes como trabalho pedagógico e constituição de professores colaborativos.
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