O USO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS COM BEBÊS: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Palavras-chave: Formação de professores. Educação Infantil. Creche. Bebês. Atividades educacionais.

Resumo

A pesquisa objetivou verificar e discutir a percepção dos alunos de pedagogia sobre a formação inicial para o uso das atividades educacionais com os bebês. Participaram 937 estudantes matriculados em seis cursos de graduação de uma universidade pública do Estado de São Paulo que responderam a um questionário sobre os temas: o papel da formação para a atuação junto a bebês, percepções acerca do uso das atividades de vida diária, com brinquedos, música e equipamentos de playground. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Os resultados mostram uma percepção de educação de bebês vinculada ao atendimento aos pais que trabalham. No entanto, acreditam que as diferentes atividades podem estimular o desenvolvimento integral, com destaque às com brinquedos e música e devem ser oferecidas e planejadas pelo professor. É preciso melhorar o equilíbrio entre teoria e prática na formação de professores para esta faixa etária.

Biografia do Autor

Girlene de Albuquerque Cruz, UNESP

Pedagoga, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras (Araraquara) da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo, UNESP

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela USP, Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação e Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Fabiana Cristina Frigieri de Vitta, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Terapeuta Ocupacional, Doutora em Educação Especial pela UFSCar, Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Faculdade de Filosofia e Ciências e Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista (UNESP).

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Publicado
2020-05-22