O TRABALHO DE EDUCADORAS SOCIAIS: ADOLESCÊNCIAS E DESIGUALDADE SOCIAL
Abstract
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-intervenção realizada com educadoras sociais, no campo da Proteção Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, tendo como objetivo compreender os sentidos e as experiências de educadoras sociais com a questão das adolescências e suas relações com a desigualdade social. A perspectiva metodológica da pesquisa-intervenção possibilitou quatro encontros com as participantes, todos eles realizados em grupo e mediado por algum recurso com linguagem artístico-cultural. A atividade da pesquisa em campo e no processo de análise está baseada na Psicologia Sócio Histórica. Os resultados versam sobre (1) adolescências e seus percursos, que trata das concepções relativas às adolescências no próprio campo da pesquisa; (2) adolescências e os efeitos da desigualdade social, onde se apresenta o modo como as educadoras sociais percebem e significam as experiências dos jovens; (3) adolescências e o desafio das políticas públicas que evidencia uma tendência negativa das políticas sobre os jovens e aponta para a necessidade de uma perspectiva dialógica, de audição das adolescências e integrada à dimensão ético-afetiva.
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