A A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MÚSICA NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE CULTURAL

Abstract

Esta investigação teve por objetivo pesquisar como a diversidade cultural estava sendo abordada na formação inicial dos estudantes do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana e também se a mesma fazia parte das práticas pedagógicas iniciais dos licenciandos, enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, que teve como instrumentos de coleta a análise da matriz curricular e de atividades acadêmicas do curso. A investigação se apoiou em alguns autores (PENNA, 2014; DAMATTA, 1981; LARAIA, 2001; ROCHA, 1988; e BORGES, 2010), leis e documentos como a Lei n° 11.645/08, Parecer CNE/CP 03 e Resolução CNE/CP 01/2004, entendendo a importância de se contemplar as culturas e histórias de matrizes africanas, afro-brasileiras e indígenas no currículo da formação inicial de professores de música. Como considerações finais, notou-se que o curso de Licenciatura em Música mostrou-se preocupado com a diversidade cultural, estando presente tanto na formação inicial dos estudantes como também na atuação inicial dos bolsistas. No entanto, ao considerarmos os conhecimentos e saberes desenvolvidos no curso relacionados a cultura ocidental europeia, a diversidade não é abordada de forma equilibrada, diante das necessidades de desenvolver uma educação igualitária culturalmente.

Author Biographies

Andeson Cleomar dos Santos, Universidade Federal da bahia

Mestrando em Etnomusicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia.

Simone Marques Braga, universidade estadual de feira de santana

Doutora em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana.

References

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Published
2020-05-07