A A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MÚSICA NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE CULTURAL
Abstract
Esta investigação teve por objetivo pesquisar como a diversidade cultural estava sendo abordada na formação inicial dos estudantes do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana e também se a mesma fazia parte das práticas pedagógicas iniciais dos licenciandos, enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, que teve como instrumentos de coleta a análise da matriz curricular e de atividades acadêmicas do curso. A investigação se apoiou em alguns autores (PENNA, 2014; DAMATTA, 1981; LARAIA, 2001; ROCHA, 1988; e BORGES, 2010), leis e documentos como a Lei n° 11.645/08, Parecer CNE/CP 03 e Resolução CNE/CP 01/2004, entendendo a importância de se contemplar as culturas e histórias de matrizes africanas, afro-brasileiras e indígenas no currículo da formação inicial de professores de música. Como considerações finais, notou-se que o curso de Licenciatura em Música mostrou-se preocupado com a diversidade cultural, estando presente tanto na formação inicial dos estudantes como também na atuação inicial dos bolsistas. No entanto, ao considerarmos os conhecimentos e saberes desenvolvidos no curso relacionados a cultura ocidental europeia, a diversidade não é abordada de forma equilibrada, diante das necessidades de desenvolver uma educação igualitária culturalmente.
References
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