RELAÇÕES EDUCATIVAS ENTRE ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUSTENTABILIDADE NA FEIRA DO AGRICULTOR FAMILIAR: O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL

Palavras-chave: Agricultura familiar. Economia solidária. Sustentabilidade. Educador Social.

Resumo

O artigo objetivou analisar a práxis pedagógica e sua relação com o desenvolvimento sustentável na experiência de Economia Solidária em Feira de Agricultor Familiar. Epistemologicamente, a pesquisa foi construída a partir do diálogo com teóricos, como Singer (2002, 2015) e Gadotti (2000, 2009), os quais apresentam a Economia Solidária como um ato pedagógico, e ainda, como experiência social de estímulo à preservação do meio ambiente. O estudo foi realizado em uma Feira de Agricultor Familiar, localizada no município de Bragança-PA, Amazônia Oriental, em virtude de toda organização documental, arquivo fotográfico e histórico de nove anos pautados nas experiências de Economia Solidária. Procedimentalmente lançou-se mão da observação participante e entrevistas semiestruturadas com educadores populares e feirantes. A partir da análise de conteúdo emergiu, entre os resultados, que a experiência de economia solidária vivenciada na Feira do Agricultor Familiar de Bragança-PA apresenta-se como práxis pedagógica, a qual é realizada através de formações da Cáritas Diocesana de Bragança e EMATER, entre os próprios sujeitos e intercâmbios entre comunidades. As atitudes de preservação da natureza e de desenvolvimento sustentável, por parte dos feirantes estão ligadas diretamente às práticas tradicionais e saberes populares que estes carregam ao longo de suas vidas

Biografia do Autor

João Plínio Ferreira de Quadros, UFPA

Mestrando em Linguagens e Saberes da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia – GUEAJA. 

Rafael Grigório Reis Barbosa , IFPA

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Câmpus Bragança. 

Nívia Maria Vieira Costa, IFPA

Pós-doutora em Educação de Adultos e Educação Profissional pela Universidade de Coimbra. Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Câmpus Bragança. 

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Publicado
2020-04-24