RELAÇÕES EDUCATIVAS ENTRE ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUSTENTABILIDADE NA FEIRA DO AGRICULTOR FAMILIAR: O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL
Abstract
O artigo objetivou analisar a práxis pedagógica e sua relação com o desenvolvimento sustentável na experiência de Economia Solidária em Feira de Agricultor Familiar. Epistemologicamente, a pesquisa foi construída a partir do diálogo com teóricos, como Singer (2002, 2015) e Gadotti (2000, 2009), os quais apresentam a Economia Solidária como um ato pedagógico, e ainda, como experiência social de estímulo à preservação do meio ambiente. O estudo foi realizado em uma Feira de Agricultor Familiar, localizada no município de Bragança-PA, Amazônia Oriental, em virtude de toda organização documental, arquivo fotográfico e histórico de nove anos pautados nas experiências de Economia Solidária. Procedimentalmente lançou-se mão da observação participante e entrevistas semiestruturadas com educadores populares e feirantes. A partir da análise de conteúdo emergiu, entre os resultados, que a experiência de economia solidária vivenciada na Feira do Agricultor Familiar de Bragança-PA apresenta-se como práxis pedagógica, a qual é realizada através de formações da Cáritas Diocesana de Bragança e EMATER, entre os próprios sujeitos e intercâmbios entre comunidades. As atitudes de preservação da natureza e de desenvolvimento sustentável, por parte dos feirantes estão ligadas diretamente às práticas tradicionais e saberes populares que estes carregam ao longo de suas vidas
References
BRASIL. Resolução CONAMA nº 10, de outubro de 1993. Diário Oficial da União. Brasília, 1993.
______. Secretaria Nacional de Economia Solidária. Ministério do Trabalho: I oficina nacional de formação/educação em Economia Solidária. Brasília: TEM, Senaes, SPPE, DEQ, 2005.
______. CAMP – Centro de Assessoria Multiprofissional Porto Alegre: SENAES/MTB. 2017. Disponibilidade em: http://camp.org.br/. Acesso em: 10 nov. 2019.
______. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: Nosso Futuro Comum. 2. Ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991. Disponibilidade em: https://edisciplinas.usp.br/. Acesso em 05 de out. 2019.
CORDEIRO, I. M. C. C.; ARBAGE, M. J. C.; SCHWARTZ, Gus. Nordeste do Pará: configuração atual e aspectos identitários. Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
COSTA, A. A. Agricultura Sustentável I: conceitos. Revista de Ciências Agrárias, Lisboa, v.33 n.2, p. 61-74, dez. 2010.
COSTA, P. P. R. Os impactos ambientais sobre a planície costeira bragantina: da construção da PA-458 a ocupação desordenada na praia de Ajuruteua. Anais. III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 3. Goiânia – GO. 2012. Disponibilidade em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2012/XI-046.pdf. Acesso em: 10 de out. 2019.
FERREIRA, E. S. Análise socioambiental da feira livre do município de Bragança- PA. Anais. III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 3. Goiânia – GO. 2012. Disponibilidade em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2012/XI-046.pdf. Acesso em: 10 de out. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 54ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2017.
______. Pedagogia do Oprimido. 67ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2013.
GADOTTI, M. Economia Solidária como Práxis Pedagógica. 1ª ed. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2009.
______, Moacir. Pedagogia da terra. 6ª ed. São Paulo. Editora: Petrópolis, 2000.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa: 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GLASER, M; CABRAL, N.; RIBEIRO, A. (Org.) Gente, ambiente e pesquisa: manejo transdisciplinar no manguezal. Belém: NUMA; UFPA, 2005.
HICKENBICK. C. Economia solidária e arranjos produtivos locais. 1ª ed. Florianópolis: IFSC, 2014.
KRUPPA, S. P. Economia solidária e educação de jovens e de adultos. Brasília: INEP – Instituto Nacional Educacional Anísio Teixeira, 2005.
LEFF, E. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável. In: REIGOTA, Marcos. Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
MARTINS, A. Agroecologia: modelo que une alimentos saudáveis e luta por Reforma Agrária. Revista Sem Terra: edição especial Agroecologia, 2010.
NETO, W. M.; BERGAMASCO, S. M. P. P. A experiência agroecológica e o fortalecimento da racionalidade camponesa na relação com a natureza. In: DELGADO, G. C.; BERGAMASCO, S. M. P. P.; (Orgs.). Agricultura familiar brasileira: desafios e perspectivas de futuro. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, p. 191-222, 2017.
OLIVEIRA, E. Desenvolvimento sustentável e economia solidária: uma conexão necessária. Revista VITAS – Visões Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade, Rio de Janeiro, v 4, nº 11, setembro. 2015.
RICOTTO, A. J. Uma rede de produção e comercialização alternativa para a agricultura familiar: O caso das feiras livres de missiones, Argentina. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
SACHS, I. Desenvolvimento Includente, Sustentável e sustentado. 1ª ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
SAUL, A.; GIOVEDI, V. M. A pedagogia de Paulo Freire como referência-metodológico para pesquisar e desenvolver formação docente. Revista e-curriculum, São Paulo, v.14, n.01, p.211. junho. 2016.
SINGER, P. A economia solidária como ato pedagógico. In: Kruppa, Sonia Portella (org.). Economia solidária e educação de jovens e adultos. Brasília: INEP - Instituto Nacional Educacional Anísio Teixeira, p. 15 20, 2005.
SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. 1ª ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ª ed. São Paulo: Cortez. 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).