O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA PEQUENA: A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a ludicidade na educação infantil. Como os jogos e as brincadeiras colaboram para o desenvolvimento físico, social e intelectual da criança pequena.Os pressupostos teóricos foram referendados por Nóvoa (1991), Sacristan (1992), Gatti (2011), Freitas (2002) e Candau (1997); destaca-se Zeichner profissional reflexivo; sobre concepções do brincar, Kishimoto (2005), Infância descrita por Ariés (1981) e Zabalza (1994) sobre conhecimento prático. A pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico apresentando o jogo como uma forma curiosa de observar o mundo e estimular o aprendizado da criança pequena.
References
BRANDES, Donna; PHILLIPS, Howard. Manual de jogos educativos. Lisboa: Moraes, ed.1028,1997.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U. de 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 15 mai de 2017.
_____. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2001.
GATTI. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. Relatório Final. Fundação Carlos Chagas/Fundação Victor Civita. jun. 2011.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz: Atividades lúdicas para educação infantil: conceito, orientações e práticas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009
MELO, Luciana; VALLE, Elizabeth. O brinquedo e o brincar no desenvolvimento infantil. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 40, p. 43-48,
OLIVEIRA, Marta Kohl de. VYGOTSKY: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio histórico. 3. ed. São Paulo: Scipione, 1995.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: 1975
PIAGET, J. A Formação Do Símbolo Na Criança. Rio De Janeiro: Zahar, 1976.
PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin.Desenvolvimento Humano. 10ª Edição. Porto Alegre, 2010.
SACRISTÁN, José Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Profissão Professor. Lisboa: Porto Editora, 1992. p. 63-91.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992. UNIVERSITAS: a produção científica sobre educação superior no Brasil, 1968-2000. Porto Alegre: GT Política de Educação Superior/ ANPED, 2002.
SEBER, Maria da Glória. Psicologia do pré-escolar, uma visão construtivista. São Paulo: Moderna, 1995.
VYGOTSKYI, L. S. A formação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organização de COLE, Michael et al. e tradução de José Cipolla Neto et al. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ZABALZA, M.A. Diários de aula: contributo para o estudo dos dilemas, práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994.
ZEICHNER, K. M. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos. In: Revista Brasileira de Educação, ANPED, n. 9, p. 76-87, set.-dez, 1998.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).