A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO E BONIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ELEMENTOS INICIAIS

Abstract

O artigo apresenta aspectos que evidenciam o contexto histórico e político da adoção de políticas de bonificação e responsabilização educacional em âmbito internacional e as discussões presentes, a sua maneira, na política educacional brasileira. Partimos de um estudo qualitativo, que levou em consideração bibliografias consultadas que pudesse oferecer um aporte teórico de sustentação a temática. Assim, nosso embasamento se ancorou em Hofling (2001), Brooke (2006; 2008; 2013), Freitas (2012; 2013), Martins (2016), Evangelista (2013), Burton (2014), Lima e Gandin (2012), Lessard (2016) e, Clarke e Newman (2012). As conclusões preliminares do estudo, apontam para a necessidade de maiores discussões, análises e evidências empíricas frente ao processo de adoção e implementação de determinadas políticas públicas educacionais, principalmente quando estas já foram aplicadas em outros países e não contam com exemplos de êxito, como é o caso da política de responsabilização e bonificação na educação.

Author Biographies

Paôla Fortunato Cardoso, Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre (2019). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2014). Atualmente, é professora do quadro efetivo da rede municipal de ensino de Rio Branco, no Acre, atuando nas séries iniciais da educação básica.

Lúcia de Fátima Melo, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professora na Universidade Federal do Acre e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAC. 

Valda Inês Fontenele Pessoa, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora na Universidade Federal do Acre. 

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Published
2020-05-07