A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO E BONIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ELEMENTOS INICIAIS
Abstract
O artigo apresenta aspectos que evidenciam o contexto histórico e político da adoção de políticas de bonificação e responsabilização educacional em âmbito internacional e as discussões presentes, a sua maneira, na política educacional brasileira. Partimos de um estudo qualitativo, que levou em consideração bibliografias consultadas que pudesse oferecer um aporte teórico de sustentação a temática. Assim, nosso embasamento se ancorou em Hofling (2001), Brooke (2006; 2008; 2013), Freitas (2012; 2013), Martins (2016), Evangelista (2013), Burton (2014), Lima e Gandin (2012), Lessard (2016) e, Clarke e Newman (2012). As conclusões preliminares do estudo, apontam para a necessidade de maiores discussões, análises e evidências empíricas frente ao processo de adoção e implementação de determinadas políticas públicas educacionais, principalmente quando estas já foram aplicadas em outros países e não contam com exemplos de êxito, como é o caso da política de responsabilização e bonificação na educação.
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