EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS ATRAVÉS DOS RELATOS DOS ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID HISTÓRIA – UEG CÂMPUS MORRINHOS E PIRES DO RIO – GOIÁS
Abstract
Através das atividades acadêmicas desenvolvidas nos projetos PIBID/UEG História Campus Morrinhos e Pires do Rio, no período 2012/2013/2014, analisou-se o processo de formação de professores através do programa de Iniciação a docência instituído pelo Ministério da Educação no ano de 2007 com o apoio da Secretaria de Educação Superior (SESu), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em um primeiro momento apresentou-se o debate teórico sobre formação de professores; seguida pelo debate sobre o PIBID e sua implementação na UEG; e, através dos dados obtidos com o levantamento minucioso das produções científicas e participações em eventos problematizou-se as experiências vividas por esses alunos nos seguintes aspectos: a relação entre Universidade e escola campo; a relação entre a profissão de docente e sua formação e a relação entre professor e aluno; a experiência com a pesquisa para a realização das atividades, relacionando o aspecto do professor pesquisador; e a experiência com a participação em eventos científicos com a apresentação e publicação de relatos de experiências. Ao final da pesquisa concluiu-se que o processo de formação de professores através do PIBID História Câmpus Morrinhos e Pires do Rio, deu-se a partir de uma concepção de educação pela práxis.
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