O USO DOS JOGOS ELETRÔNICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS ENTRE A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO FÍSICA
Abstract
Esse relato de experiência investiga as possibilidades teóricas e pedagógicas entre a tecnologia e a Educação Física no âmbito escolar. O processo de pesquisa apresentado sustenta a noção de prática educativa compreendida como uma junção entre planejamento pedagógico e a práxis docente. A metodologia da pesquisa envolveu as seguintes fases: a) a observação da realidade e a compreensão do fenômeno: empírica e teoricamente; b) a construção e implementação de uma sequência didática sobre o tema. Os resultados indicam que a escolha pela sequência didática – conteúdo e abordagem – produziu boas interações no ambiente escolar, capazes de reinventar a dinâmica de estudos proposta para a Educação Física. O estudo conclui que a tecnologia não é a solução para os diversos problemas no âmbito escolar, mas podemos afirmar a sua possibilidade de mobilização do interesse dos estudantes e seu efeito de estímulo para a construção de um olhar crítico sobre a realidade que vivenciam.
References
BRACHT, Valter. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí, Editora Unijuí.1999.
GARDNER, H. INTELIGÊNCIA: UM CONCEITO REFORMULADO. Rio de janeiro. Objetiva, 2000.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, Luciana Paiva Alves de. Violência, Corpo e Escolarização: apontamentos a partir da teoria crítica da sociedade. Organização Marcus Aurélio Taborda de Oliveira. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 299.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientifico: Método e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. Ed. Novo Hamburgo: feevale, 2013. Disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/valcinetemacedo/disciplinas/metodologia-do-trabalho-cientifico/e-book-mtc. Acesso em: 14 de jul. 2019.
SILVA, Marco. De Anísio Teixeira, Cibercultura: desafios para a formação de professores ontem, hoje e amanhã. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 29, n.7, out/dez, p. 10-20, 2003.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).