D. QUIXOTE E CAPITÃO VITORINO: PERSONAGENS TRAGICÔMICAS
Abstract
Resumo
O presente estudo parte da narrativa arquetípica de Cervantes, Dom Quixote, e, por meio dela, estabelece pontos de contato com Fogo morto, no intuito de se verificar em que medida acontece o diálogo entre essas obras, principalmente no que tange aos seus respectivos protagonistas. Na visada cervantina, o herói deixa de representar o coletivo, como na epopeia, para revelar, no romance, sua solidão em um mundo decadente. Tomados por ideia fixa, as ações desenvolvidas por Quixote e Vitorino são dissonantes com a realidade e, por meio de gestos e entoações exageradas, hiperbólicas, culminam em situações tragicômicas, provocando o riso. Este cede lugar ao humor, no sentido pirandelliano, e da derrisão chega-se à compaixão que essas personagens despertam.
Palavras-chave: anti-herói; decadência; humor; inadaptação; riso; sociedade.
References
Referências bibliográficas:
BAKHTIN, Discurso na vida e discurso na arte. (Texto completo com base na tradução inglesa de I. R. Titunik, Discourse in life and discourse in art – concerning sociological poetics, publicada em V. N. Voloshinov, Freudismo, New York. Academic Press, 1976. Tradução, exclusivamente para uso didático e acadêmico, de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza).
BERGSON, H. O riso: Ensaio sobre a significação da comicidade. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BERNARDINI, A F. Introdução. In: PIRANDELLO, L. O humorismo. Trad. Dion Davi Macedo. São Paulo: Contexto, 1996. p. 9-15.
CERVANTES, Miguel. Dom Quixote de la Mancha. Trad. Viscondes de Castilho e Azevedo. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2005. 2 v.
HANSEN, J. A. Conferência. Arguição apresentada no V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. FCL/UNESP, 24 nov. 2004. 9 fls.
LUKÁCS, Georg. Teoria do Romance. Lisboa: Presença, 1933.
MINOIS, Georges. História do riso e do Escárnio. São Paulo: UNESP, 2003.
PIRANDELLO, L. O Humorismo. São Paulo: Contexto, 1996.
REGO, José Lins do. Fogo Morto. São Paulo: Klick, 1997.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).