TENSIONANDO AS “BOAS PRÁTICAS EDUCATIVAS”: CRÍTICAS E ALTERNATIVA
Abstract
Neste ensaio teórico analisamos que as “boas práticas” vem ganhando evidência no campo da Educação Física. Visando compreender a construção desse conceito e as possíveis consequências de seu uso, o problematizamos mediante reflexão hermenêutica expressa num ensaio narrativo. Realizamos leituras interpretativas e o confronto de fontes bibliográficas. Observamos sua origem em áreas técnicas e administrativas que, posteriormente, derivaram em estudos sobre “melhores práticas” e “benchmarking”, revelando limitações teóricas e empíricas que sugerem atenção. Não obstante, identificamos o mérito de articular pesquisa científica e campo de intervenção. Na área educacional seu uso pode representar “sedutora armadilha”, conduzindo a princípios que balizam a mercantilização da Educação. Alternativamente, evocamos o conceito de “experiência compartilhada” como possibilidade para o estudo da docência fundamentada no “saber da experiência” de Outros. Sumariamente, convidamos educadores/as a repensar a troca de experiências como oportunidade para uma educação de qualidade e como resistência à perspectiva neoliberal da educação.
References
ABRAMOVAY, M. Escolas inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas. - Brasília: UNESCO, Ministério da educação, 2004.
ALMEIDA, F. Q. Educação física escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Revista Corpoconsciência, v. 21, n. 3, p. 7-16, 2017. Disponível em: < http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5312/3698 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
ARISTÓTELES. Metafísica: (livro I e livro II). Tradução direta do grego por Vincezo Cocco e notas de Joaquim de Carvalho. Ed. Abril S. A., São Paulo, 1984.
BARDACH, E. Presidential address—The extrapolation problem: How can we learn from the experience of others? Journal of policy analysis and management, v.23, p.205–220, 2004. Disponível em: < http://www.appam.org/assets/1/7/Bardach_The_Extrapolation_Problem.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.
BARROS FILHO, C. Aula 1 - o pensamento de Pierre Bourdieu por Clóvis de Barros Filho - parte 1. 2019. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=VF7fbxpF2EU&feature=youtu.be > Acesso em: 3 de jan., 2020.
BENJAMIN, W. “Experiência”. In: BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari – 2. ed., São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2009.
BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet – 8.ed. - São Paulo: Brasiliense, 2012.
BERTHIER, L.; CHAVES JR. S. R. A ocorrência de boas práticas educativas nas aulas de Educação Física: os exemplos das aulas internas de um colégio estadual de Curitiba-PR. Anais… VI Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte, 2012. Disponível em: < http://congressos.cbce.org.br/index.php/6csbce/sul2012/paper/view/4312/2143 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
BOGAN, C. E.; ENGLISH, M. J. Benchmarking: aplicações práticas e melhoria contínua. São Paulo, SP: Makron, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Prêmio professores do Brasil 2017. (Vídeo). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=fnRKCnDiEaA > Acesso em: 09 de jul. 2018.
CAMILO JR., L. F.; FERNANDES, M. M.; OLIVIO JR., J. A.; DRIGO, A. J. Memórias de boas práticas no esporte: profissionais de educação física no contexto do olimpismo. - São Paulo: CREF4/SP, 2019.
CANÁRIO, R. Escola – Crise ou mutação? In: ESPAÇOS de educação, tempos de formação. Coautoria de Antoine Prost. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
CANÁRIO, R. O que é escola? Um olhar sociológico. Porto: Porto, 2005.
CARAMÊS, A. S. Professores na corda bamba: As atividades circenses na formação inicial enquanto conteúdo da educação física. Dissertação (mestrado em Educação Física), Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
CÁSSIO, F.; CATELLI JR., R. Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019.
CHAMBOREDON, J. C.; PREVÓT, J. O" ofício de criança": definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal. Cadernos de Pesquisa, n.59, p.32-56, 2013. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1305/1308 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
CHAVES JR., S. R.; MEURER, S. S.; TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Problematizando as aulas de educação física: seriam o acesso à cultura e a
humanização das relações sociais elementos constitutivos de boas práticas educativas? Poiésis, Tubarão. v.8, n.14, p.365-384, 2014. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/2314/1906 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
CREF3/SC – Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina. Boas práticas na educação física catarinense. 4.ed. - Florianópolis: CREF3/SC, 2018.
DESCARTES, R. Discurso do método. Tradução de Paulo Neves. - Porto Alegre: L&PM, 2016.
ESTANQUEIRO, A. Boas práticas na educação: o papel dos professores. Lisboa: Editorial Presença, 2010.
FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Código de boas práticas científicas. FAPESP, 2014. Disponível em: < http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.
FARIA, B. A.; BRACHT, V.; MACHADO, T. S.; AGUIAR MORAES, C. E.; ALMEIDA, U. R.; ALMEIDA, F. Q. Inovação pedagógica na educação física: o que aprender com práticas bem sucedidas? Ágora para la Educación Física y el Deporte, v.12, n.1, p.11-28, 2010. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3217498 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
FARIA, B. A.; MACHADO, T. S.; BRACHT, V. A inovação e o desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento social. Motriz, Rio Claro-SP, v. 18, n. 1, p. 120-9, 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/motriz/v18n1/v18n1a13 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
FEDEC – European Federation of Professional Circus Schools. Teoria, orientação e boas práticas de treinamento. Prêmio Funarte/PETROBRAS Carequinha de Estímulo ao Circo, Ministério da Cultura, 2011. Disponível em: < http://www.fedec.eu/file/480/download > Acesso em: 13 de jan., 2020.
FINO, C. M. N. Inovação pedagógica e ortodoxia curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão – SE, v. 9, p. 13-22, 2016. Disponível em: < https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4959 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
FLICK, U.; KARDORFF, E. v.; STEINKE, I. A companion to Qualitative Research. Translated by Bryan Jenner, SAGE Publications, 2004.
FREITAS, N. A. Experiência e Formação do Indivíduo: reflexões com base na teoria crítica. In: ZANOLLA, S. R. S. (org.). Arte, estética e formação humana: possibilidades e críticas. Campinas, SP: Alínea, 2013.
GADAMER, H.-G. Verdade e método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
GAGNEBIN, J. M. Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet – 8.ed. - São Paulo: Brasiliense, 2012.
GARNICA, A. V. M. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface–Comunicação, Saúde e Educação, São Paulo, v.1, n.1, 1997. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/icse/v1n1/08.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.
GONZALEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, p. 9-24, set., 2009. Disponível em: < http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/929 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
GONZALEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, p. 10-21, set., 2010. Disponível em: < http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/978 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
HILL, C. O. Husserl and Phenomenology and Essence. In: TYMIENIECKA, A.-T. Analecta Husserliana (The Yearbook of Phenomenological Research) – Phenomenology and Existentialism in the Twentieth Century: Book 1: New Waves of Philosophical Inspirations. Vol.103, Springer, Dordrecht, 2009.
ILLICH, I. Sociedade sem escolas. Tradução de Lúcia Mathilde Edlich Orth. Petrópolis, Vozes, 1985.
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.
LARROSA, J. B. Literatura, experiencia y formación: (Entrevista por Alfredo J. da Veiga Neto). In: La experiencia de la lectura: estudios sobre literatura y formación. - Fondo de Cultura Económica, México, 2003.
LARROSA, J. B. Experiência e alteridade em educação. ReflexAção, v. 19, n. 2, p. 4-27, 2011. Disponível em: < https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
LARROSA, J. B. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderlei Geraldi. 2.Reimpr. - Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2016.
LEHER, R.; VITTÓRIA, P.; MOTTA, V. C. Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v.9, n.1, p.14-24, 2017. Disponível em: < https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21792/14337 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
MACHADO, T. S.; BRACHT, V.; FARIA, B. A.; MORAES, C.; ALMEIDA, U.; ALMEIDA, F. Q. As práticas de desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar. Movimento, v.16, n.2, p.129-147, 2010. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/1153/115316043007.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.
MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. 2. ed. São Paulo, SP: Moraes, 1994.
MARTINS, E. C. C.; CALDERÓN, A. I. Boas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questão. Estudos em Avaliação Educacional, v.26, n.62, p.264-293., 2015. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3022/3062 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
McCLENNEY, K. M. Benchmarking effective educational practice. New Directions for Community Colleges, v.2006, n.134, p.47-55, 2006. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/cc.236?casa_token=hTo_rXShADQAAAAA:EjB-Zb1O79mTFEAG-7uFVw79RQEWUnYNEppP5-gKljii2ma1LLm32ohyQrxxFw7VB11tNjcS7ZNtg0Qh > Acesso em: 13 de jan., 2020.
MITROVITCH, C. Experiência e formação em Walter Benjamin. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
NÓVOA, A. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, 1999. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v25n1/v25n1a02.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.
OJALA, I.; VARTIAINEN, P. Benchmarking effectiveness in the educational development of three Finnish universities using a multidimensional evaluation model (MdE). International Journal of Public Administration, v.31, n.10-11, p.1182-1207, 2008. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01900690801973295 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
RAMALDES, K.; CAMARGO, R. C. Os jogos teatrais de Viola Spolin: uma pedagogia da experiência. Goiânia, GO: Kelps, 2017.
REALE, M. Experiência e cultura: para a fundação de uma teoria geral da experiência. São Paulo, Grijalbo, Editora da Universidade de São Paulo, 1977.
RICHTER, A. C.; BASSANI, J. J.; OLIVEIRA, L. P. A.; TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. CHAVES JR., S. R. Em busca de boas práticas educativas nas aulas de educação física: é possível pensar a escola como lugar de cultura? Anais… XVII Conbrace e IV Conice, Porto Alegre, 2011. Disponível em: < http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2011/2011/paper/viewFile/3132/1548 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
RODRÍGUEZ GIMÉNEZ, R. Breve reflexión sobre la experiencia y el cuerpo. ETD - Educação Temática Digital, v.8, n. esp.,p. 48-58, 2007. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/690/705 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
ROTHER, E. T. Pesquisa Sistemática x pesquisa narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.20, n.2, 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a01v20n2.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020
SANTOS RODRIGUES, G. Pedagogia das atividades circenses na Educação Física escolar: experiências da arte em escolas brasileiras de Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas-SP, 2018.
SEE/MG – Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Caderno de Boas práticas dos Especialistas em Educação Básica de Minas Gerais. Alfabetização no Tempo Certo. 2010. Disponível em: < https://orientaeducacao.files.wordpress.com/2018/04/caderno-de-boas-praticas-eeb.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.
SHUSTERMAN, R. The end of aesthetic experience. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v.55, n.1, p.29-41, 1997. Disponível em: < https://pdfs.semanticscholar.org/f7f0/7c5ddee937b5033d761d4394d3e31bdff611.pdf > Acesso em: 13 de jan., 2020.
SILVA, M. S.; BRACHT, V. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física escolar. Kinesis, v. 30, n. 1, 2012. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/5718/3394 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
SOARES, V. N. Estudos de revisão. In: TEIXEIRA, P (org.). Manual para pesquisa científica na educação física. - Itapetininga: Edições hipótese, 2019.
TRIERWEILLER, P. C. Repertórios artísticos-culturais de professores da Educação Infantil: discursos e sentidos estéticos. In: ROCHA, E. A. C.; KRAMER, S. Educação infantil: enfoques em diálogo. - Campinas, SP: Papirus, 2011.
UNESCO. Boas práticas do Programa Mais Educação. (Vídeo). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Hqa_CYl7vAk > Acesso em: 01 ago. 2018.
VAN MANEN, M. Researching lived experience: human science for an action sensitive pedagogy. London: Althouse, 1990.
VESELÝ, A. Theory and methodology of best practice research: a critical review of the current state. Central European Journal of Public Policy, v. 5, n. 2, p. 98-117, 2011. Disponível em: < https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=73845 > Acesso em: 13 de jan., 2020.
VOLPATO, G. L. Boas práticas na ciência. In: VOLPATO, G. L. Ciência além da visibilidade: ciência, formação de cientistas e boas práticas. - Botucatu: Best Writing, 2017.
VOSGERAU, D.S.R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista diálogo educacional, v.14, n.41, pp.165-189, 2014. Disponível em: < https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2317 > Acesso em: 13 de jan., 2019.
ZANOLLA, S. R. S. (org.). Arte, estética e formação humana: possibilidades e críticas. Campinas, SP: Alínea, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).