TRÊS MOVIMENTOS REFLEXIVOS SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ESCOLA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS
Abstract
Historicamente, uma das justificativas que sustentou a Educação Física (EF) escolar se relacionou com o tema da saúde. Atualmente, parece haver uma nova onda de saúde vinculada a aspectos de um novo higienismo. O objetivo do presente ensaio teórico é refletir sobre os desafios hodiernos da EF escolar com relação à educação para a saúde em seu aspecto pedagógico. São apresentados três movimentos sobre: a) a Base Nacional Comum Curricular; b) o relatório Movimento é Vida do PNUD; c) o Programa Saúde na Escola. Percebemos, nos desafios: i) a necessidade de a saúde ser compreendida como tema transversal; ii) a função da EF escolar para o desenvolvimento humano; iii) a necessidade de se apropriar criticamente do PSE. Alçamos provocações para o desenvolvimento de estudos e práticas que imbriquem os conhecimentos biológicos e socioculturais e pela concepção de que a saúde para a EF escolar é, também, uma questão pedagógica.
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