INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Abstract

Este artigo suscita elaborações teóricas sobre Educação Física escolar e inovação pedagógica. Objetiva discutir e sistematizar componentes pedagógicos passíveis de serem empreendidas inovações nas práticas educativas da Educação Física. Aponta que inovações realizadas na organização do currículo e do conhecimento escolar, nos métodos, técnicas e estratégias de ensino, nos materiais e recursos, na avaliação, na vertente concepção-ação e na relação professor-aluno são capazes de ressignificar práticas tradicionais históricas deste componente curricular. Conclui ressaltando que a atitude pedagógica voltada à inovação na Educação Física escolar possibilita, em primeira instância, a emergência de práticas inovadas e reinventadas e, de modo geral, a legitimação contemporânea da Educação Física em função do alcance a garantia de qualidade por meio dos saberes que trata essa disciplina obrigatória na escola básica.

Author Biographies

Marcio Antônio Raiol dos Santos, UFPA

Doutor em Educação, Universidade Federal do Pará. 

Carlos Afonso Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação Básica, Universidade Federal do Pará. 

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Published
2022-08-29