DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
Abstract
Este artigo aborda a educação como, e em Direitos Humanos no atual cenário socioeconômico e político brasileiro, tratando-a como processo de democratização da sociedade brasileira e estratégia para garantir a materialização de leis que permitam a superação das desigualdades sociais e de gênero. A motivação da pesquisa surgiu de alguns questionamentos sobre o fracasso do governo na garantia dos direitos constitucionais a todos os cidadãos brasileiros, sobretudo o direito à educação, além de questões sobre a desigualdade social que perdura no país ao longo de décadas, e que foram agravadas em 2020 devido a pandemia da COVID-19. Através de pesquisas bibliográficas é apresentada uma breve análise sobre Direitos Humanos e a educação no Brasil e alguns impactos do Programa Bolsa Família na educação.
References
ARAUJO, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira. Parcerias entre a rede pública municipal de ensino de Salvador - BA e creches e pré-escolas comunitárias: uma estratégia que visa contribuir para a universalização da educação infantil no município - Salvador, 2015. Dissertação de Mestrado do GESTEC/UNEB. 146f.
ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 15 out. 2020.
BRANDÃO, André; PEREIRA, Rita de Cássia; DALT, Salete da. Programa Bolsa Família: percepções no cotidiano da escola. Política e Trabalho. Revista de Ciências Sociais, n. 38, p. 215-232, abr. 2013.
BRASIL. Agência de Notícias do IBGE. Desemprego chega a 14,4% no trimestre encerrado em agosto. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/29321-desemprego-chega-a-14-4-no-trimestre-encerrado-em-agosto. Acesso em: 30 out. 2020.
______. Agência de Notícias do IBGE. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio. Acesso em: 30 out. 2020.
_______, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasil, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
______, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Bolsa Família: transferência de renda e apoio à família no acesso à saúde, à educação e à assistência social. Brasil, 2014.
_____. Decreto nº 5.209 de 17 de setembro de 2004. Regulamenta a Lei no 10.836, de 9 de janeiro de 2004, que cria o Programa Bolsa Família, e dá outras providências.
_____. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, Subsecretaria de Edição Técnicas, 2011.
______. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação, 2003.
BRUZZI, Demerval Guilarducci. Uso da Tecnologia na Educação, da História à Realidade Atual. Revista Polyphonia, v. 27/1, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/42325/21309. Acesso em: 10 out. 2020.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Rio de Janeiro: UNIC, 2009 [1948].
FILGUEIRAS, Cristina Almeida Cunha. Parceria intersetorial em políticas sociais: o controle da frequência escolar no Programa Bolsa Família. In: Escola nacional de administração pública. Casoteca de Gestão Pública, 2013.
FOLHA UOL. Corremos o risco de repetir o erro de 2008, diz economista eleito um dos grandes pensadores. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/04/corremos-o-risco-de-repetir-o-erro-de-2008-diz-economista-eleito-um-dos-grandes-pensadores.shtml. Acesso em: 20 out. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 14ª ed. 1985.
MENDONÇA, Erasto Fonte. Educação em Direitos Humanos Diversidade, políticas e desafios. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 255-263, jul./dez. 2016. Disponível em: www,esforce.org.br. P. 255-263.
MOREIRA, Nathalia Carvalho et al. Empoderamento das mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família na percepção dos agentes dos Centros de Referência de Assistência Social. Rio de Janeiro, 2012. QEDu. Disponível em: www.qedu.org.br. Acesso em: 05 out. 2019.
NACIONES UNIDAS. Consejo económico y social. Comissión de Direchos Humanos. Los direchos económicos, sociales e culturales: el direcho a la educación. ONU. Consejo Económico e social, 2004. Disponível em: oei.es./década/ortada/G04100331. Acessado em: 23 de maio de 2020.
PINZANI, Alessandro; REGO, Valquíria L. Pobreza: um conceito complexo e multifacetado. In: Catálogo de Materiais do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Módulo I: Pobreza e Cidadania. Brasília, 2016.
RIGAL, Luis. A escola democrática: uma matéria pendente no limiar do século XXI. In: IMBERNÓN, Francisco. et al (Orgs.). A Educação no Século XXI: Os desafios do futuro imediato. 2.Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SACRISTÁN, José Gimeno. A educação que temos, a educação que queremos. In: IMBERNÓN, Francisco. et al (Orgs.). A Educação no Século XXI: Os desafios do futuro imediato. 2.Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/site/wp-content/uploads/2020/04/Livro_Boaventura.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.
SANTOS, M. H. de C. Governabilidade, governança e democracia: Criação da Capacidade Governativa e Relações Executivo-Legislativo no Brasil Pós-Constituinte. DADOS – Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v. 40, n. 3, p. 335-376, 1997.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2008.
UNESCO. Legislação, Políticas e Influências Pedagógicas na Educação Infantil. – Brasília: UNESCO, Banco Mundial, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, 2005.
VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado. A Criação de um Portal para partilhar experiências da Gestão da Escola Municipal Cidade Vitória da Conquista, Salvador/Ba, com a Avaliação da Aprendizagem. Dissertação de mestrado. GESTEC/UNEB, 2016.
VIANA, Nildo. Adorno: educação e emancipação. 2005.
YAZBEK, Maria Carmelita. Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 110, abr./jun. 2012.p. 288-322.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).