HISTÓRIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CURRICULARIZAÇÃO
Abstract
História, Educação Patrimonial e Curricularização discute uma metodologia extensionista, a formação docente e a educação comunitária através de proposições teórico-metodológicas que nasceram com o projeto Momento Patrimônio, da área de História, da Universidade de Passo Fundo. O texto constitui-se de algumas referências metodológicas à formação docente e à educação comunitária sob as perspectivas da extensão, do ensino e da pesquisa como possibilidade de um espaço universitário formativo de sujeitos críticos e comprometidos com a sociedade. Nas reflexões perpassam a importância e o sentido social do patrimônio, da metodologia extensionista e sua curricularização, sob uma prática dialógica da reflexão na ação, no processo de conhecer, ser e transformar.
References
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
ELLIOTT, J. La Investigación em Educación. Madrid: Morata, 1999.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Usos da História, refletindo sobre a escrita da História. In: História em Revista: dossiê- Historiografia. Pelotas, UFFPEL, vol. 6, dezembro 2000.
MACHADO, Ironita P.; ROSSANI, Sirlei. SILVA, Adriana Ferreira da História, "Ensinantes-Aprendentes": formação vs prática. Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen), v.7, p.135 - 155, 2006.
MACHADO, Ironita P.; ZANOTTO, Gizele. Momento Patrimônio. Erechim: GRAFFOLUZ, 2015, v.4
_________. Momento Patrimônio. Erechim: GRAFFOLUZ, 2014, v.3.
_________. Momento Patrimônio. Passo Fundo: Aldeia Sul, 2013, v.2.
_________. Momento Patrimônio. Passo Fundo: Berthier, 2012, v.1.
MACHADO, Ironita P.; SILVA, C.; CARVALHO, D. V. Coletânea Momento Patrimônio. CD-ROM. Produzidos por UPFTV. Passo Fundo: UPF, 2014.
MACHADO, Ironita P. Conhecendo a História através da Educação Patrimonial In: Momento Patrimônio.1ª ed. Passo Fundo: GRAFFOLUZ, 2015, v.3, p. 133-154.
MACHADO, Ironita P.; SILVA, C.; CARVALHO, D. V.; Educação Patrimonial e capacitação de professores multiplicadores In: Momento Patrimônio.1 ed. Erechim: Graffoluz Editora e Indústria Gráfica Ltda, 2015, v.IV, p. 229-240.
MACHADO, Ironita P.; GUEDES, A. D.; CARVALHO, D. V.; GASPAT, W. S. Educação patrimonial e ensino de História In: Qualidade do Ensino na educação básica: interdisciplinaridade, contribuições das ciências humanas, das linguagens, dos códigos e suas tecnologias.1ª ed. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015, v.1, p. 48-65.
NIETZSCHE, Friedrich. Considerações extemporâneas. In: Os Pensadores. São Paulo, Nova cultural, 1996.
NÓVOA, Antônio; FINGER, M. O método (auto) biografia e a formação. Lisboa, MS/DRHS/CFAP, 1998.
POLLAK, Michel. Memória e Identidade Social. In: Estudos Históricos Rio de Janeiro: vol. 5, nº 10, 1992, pp. 205.
______________. Memória, silêncio e esquecimento. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
RICOER, Poul. A memória, a história e o esquecimento. Tradução Alain François [et. ali]. Campinas. SP: Editora da Unicamp, 2007.
RODRIGUES, Gabriela. A função social do professor de história: reflexões referentes aos objetivos da prática educativa. In: Anais da VII Jornada de ensino de história e educação. Passo Fundo: UPF, 2003, p 7-8. CD-ROM.
RÜSEN, Jorn. Trad. Estevão de Rezende Martins. Razão histórica: teoria da história fundamentos da ciência histórica. Brasília, UNB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Didática da História: Passado, Presente e Perspectivas a Partir do caso Alemão. Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR. v. 1, n. 2, 16, jul. Dez. 2006.
RUSEN, Jorn. Reflexão sobre os fundamentos e mudanças de paradigmas na ciência histórica alemã ocidental. In: NEVES, A. B; GERTZ, R.E. A nova historiografia Alemã. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 1987. p. 14-40.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
THOMPSON, Edward. A formação da classe operária inglesa. A maldição de Adão. Volume II. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1987.
VEIGA, I, CUNHA, M (Org.). Desmistificando a profissionalização do magistério. Campinas: Papirus Editora, 1999.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).