DOS CAMINHOS PERCORRIDOS A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAJEADO TOCANTINS
Abstract
O artigo insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores. Aborda, questionamentos na área da formação continuada para os professores da rede pública municipal de ensino do município, o objetivo geral é: conhecer os caminhos percorridos e a organização do processo da formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Lajeado -Tocantins. Objetivando especificamente: Conhecer as competências e a organização dos sistemas de ensino; e identificar a realidade da formação inicial e continuada dos professores da rede. Tem como questionamento: Quais os caminhos percorridos para organização do processo de organização da formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Lajeado Tocantins? Numa linha crítica de investigação e abordagem, adota-se a abordagem quantitativa e qualitativa, em que a realização da pesquisa utiliza-se a análise bibliográfica e documental configurando-se como uma pesquisa documental. Ressalta-se a fragilidade educacional que perpassa o Município, sobretudo acerca do processo de formação continuada de professores, haja visto, o evidenciado nas análises dos dossiês dos servidores.
References
ARAÚJO, G. C. de. Direito à educação básica: A cooperação entre os entes federados. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 7, p. 231-243, jul./dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 07/01/2019.
ARROYO, M. Experiências de inovação educativa: o currículo na prática da escola. In: MOREIRA, A. F. (org). Currículo: políticas e práticas. 4ª ed. Campinas: Papirus,
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. In: CHALI, Y. S. Código Civil, código do processo civil, Constituição Federal. 6. Ed. (revista e atualizada). São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 11. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. (Série legislação; n. 159).
CHAUI, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Educ. 2003, n. 24. Documento impresso p. 5-15.
CURY, C. R. J. Lei de Responsabilidade Educacional. Direito e Sociedade (Catanduva), v. 7, p. 9-18, 2012.
DOURADO, L. F. Sistema Nacional de Educação, Federalismo e os obstáculos ao direito à educação básica. Educação & Sociedade, v. 34, n. 124, 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/873/87328534007.pdf. >. Acesso em: 15/01/2019.
DOURADO, L. F. Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Caderno temático 1, Série Cadernos Anpae, v. 26. Camaragipe, PE:CCS Gráfica e Editora, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1989. (Coleção Educar, 1).
LIBANIO, J. B. A arte de formar-se. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
LIMA, E. de S. “Currículo e desenvolvimento humano”. In: MOREIRA, A. F. e ARROYO, M. Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, 2006.
MOREIRA, A. F. B. CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In: Educação como exercício de diversidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 2005. 476 p. (Coleção Educação para todos; 6).
MOREIRA, Antônio Flavio; CANDAU, Vera Maria (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
PASSOS, Vania Maria de Araújo. A Profissão docente e o curso de Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins. Goiânia: UFG/Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação, 2011.
SACRISTÁN. J. G. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).