QUAL O IMPACTO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL OU SEMI-INTEGRAL SOBRE O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ADOLESCENTES? ESTUDO TRANSVERSAL

Abstract

O projeto escola de tempo integral, visa a mudança da permanência dos alunos de cinco para nove horas diárias, com essa mudança é possível que adolescentes tenham níveis de atividade física e comportamentos sedentários diferentes daquelas que estudam turno único. Objetivo: analisar o impacto da escola de tempo integral e semi-integral no nível de atividade física e comportamento sedentário em adolescentes. Metodologia: Estudo transversal, epidemiológico de abrangência estadual e base escolar. A amostra foi composta por estudantes do ensino médio de escolas de rede públicas do estado de Pernambuco, de ambos os sexos. Resultado: Identificou-se que os adolescentes que estudam em tempo integral têm maiores chances exposição excessiva ao computador, a ficarem mais tempo sentados e a terem um baixo nível atividade física, independentemente do sexo e idade. Conclusão: Adolescentes que estudavam em escolas de tempo integral mostram maior exposição a comportamento sedentário e menores níveis de atividade física.

Author Biographies

Thaís Renata de Macêdo Ferreira Santos, Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA

Possui Graduação em Bacharelado em Educação Física no Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA.

André Luiz Torres Pirauá, UFRPE

Professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professor do Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF).

Breno Quintella Farah, UFRPE

Professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professor do Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF).

Alison Oliveira da Silva, Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES-UNITA

Doutorando no programa de Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (POSNEURO) na  (UFPE). Membro do Grupo de Pesquisa em Esporte e Saúde (GPESE) do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA).

Mauro Virgílio Gomes de Barros, UPE

Professor associado da Universidade de Pernambuco (UPE) onde atua no ensino de graduação (Educação Física) e de Pós-graduação em Educação Física e em Hebiatria.

Raphael Mendes Ritti-Dias, Universidade Nove de Julho

Professor da Universidade Nove de Julho.

Luciano Machado Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico de Vitória – CAV e professor do Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF).

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Published
2020-06-23