QUAL O IMPACTO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL OU SEMI-INTEGRAL SOBRE O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ADOLESCENTES? ESTUDO TRANSVERSAL
Abstract
O projeto escola de tempo integral, visa a mudança da permanência dos alunos de cinco para nove horas diárias, com essa mudança é possível que adolescentes tenham níveis de atividade física e comportamentos sedentários diferentes daquelas que estudam turno único. Objetivo: analisar o impacto da escola de tempo integral e semi-integral no nível de atividade física e comportamento sedentário em adolescentes. Metodologia: Estudo transversal, epidemiológico de abrangência estadual e base escolar. A amostra foi composta por estudantes do ensino médio de escolas de rede públicas do estado de Pernambuco, de ambos os sexos. Resultado: Identificou-se que os adolescentes que estudam em tempo integral têm maiores chances exposição excessiva ao computador, a ficarem mais tempo sentados e a terem um baixo nível atividade física, independentemente do sexo e idade. Conclusão: Adolescentes que estudavam em escolas de tempo integral mostram maior exposição a comportamento sedentário e menores níveis de atividade física.
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