LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Elda Cardoso de Carvalho Faria ITOP
  • Nerci Maria Rezende Carvalho ITOP

Abstract

Este artigo apresenta a importância do ensino da leitura e produção de textos como condições essenciais de uma Entidade Escolar para formar cidadãos críticos, conscientes de seu papel na sociedade. Sabendo que na formação de um bom leitor é de suma importância está-se em busca de meios e técnicas que possam facilitar o aprendizado dos alunos quanto ao desenvolvimento da Leitura e Produção de Textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Author Biographies

Elda Cardoso de Carvalho Faria, ITOP
Licenciatura em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia pela Faculdade ITOP
Nerci Maria Rezende Carvalho, ITOP
Licenciatura em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar, Especialista em Gestão do Ensino, Professora de Graduação e Pós Graduação do Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Faculdade– ITOP. Palmas-TO  Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade ITOP

References

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 7ª ed. São Paulo: Ática, p. 09, 2001.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

COSTA, Messias. Educação e desigualdade no Brasil. P. 29-30,1986.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41º ed. São Paulo, Cortez, p. 17, 2001.

GERALDI WANDERLEY, João. O texto na sala de aula. Ática. 1984: 112

NUNES, Terezinha, BUARQUE, Lair, BRYANT, Peter. Dificuldade na aprendizagem da leitura. Teoria e prática. São Paulo: Cortez, p. 57, 1992.

ROJO, Helena Rodrigues. Alfabetização e Letramento: Perspectivas Lingüísticas. Campinas, SP. Mercado de letras. p. 81, 1998.

RANGEL, Mary. Dinâmica de leitura para sala de aula. Petrópolis – RJ: Vozes, p. 09, 1990.

Published
2017-03-21
Section
Artigos