UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO
Abstract
O presente artigo objetiva compreender como a ludoterapia poderá contribuir na intervenção psicopedagógica, observando as transformações geradas no indivíduo através do lúdico, possibilitando uma construção de forma diferente, uma vez que a compreensão dessas mudanças é fundamental para a Psicopedagogia. Buscou-se compreender a obtenção e a exposição da ludoterapia no contexto ensino-aprendizagem de modo a tornar clara a importância da Psicopedagogia bem como a demanda no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, dá-se ênfase às suas bases teóricas e ressalta-se a ludoterapia como instrumento e técnicas aplicadas no ambiente escolar de forma que a aprendizagem se torne prazerosa e penetrante, estimulando a criança, através do entretenimento, a desenvolver autonomia, criatividade e espontaneidade.
References
BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artemd, 2007.
CÔRTES, Ana Rita Ferreira Braga; RAUSCH, Rita Buzzi (orientadora). O Estado do conhecimento acerca da psicopedagogia escolar no brasil. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. FURB/SC, 2009. Disponível em; <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3172_1632.pdf> Acessado; 11 de fevereiro de 2016.
DOCKRELL, Julie. Crianças com dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva / trad. Andrea Negreda. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
FONSECA, Vitor. Introdução às dificuldades de aprendizagem / 2 ed.rev.aum. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed.São Paulo: Atlas, 1994.
GRASSI, Tânia Mara. Psicopedagogia: um olhar uma escuta. Curitiba: Ibopex, 2009.
GRUNSPUN, Haim, Psicoterapia lúdica de grupo com crianças-revisão técnica Elisa Cavalcanti de Camargo. São Paulo: Atheneu, 1997.
KIGUEL, S.M. Abordagem psicopedagógica da aprendizagem. In: SCOZ, B.J.L… (et al.). O caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional: Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
MEDEIROS, S. E. O. P. Arteterapia de Crianças e Psicoterapia Infantil (Ludoterapia), Semelhanças e Divergências. 2010. Universidade de São Marcos. São Paulo.
OAKLANDER, Violet, Descobrindo Crianças: abordagem gestaltica com crianças e adolescentes. / Violet Oasklander; (tradução de George Schlsinger: revisão científica da Ed. E direção da coleção de Paulo Eliezer F. de Barros). São Paulo: Summer, 1980.
RUIZ, J.A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
RUBISNSTEIN, Edith. “Da reeducação para a Psicopedagogia, um caminhar”. In: RUBISNSTEIN, Edith (orgs.). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 3.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
WEISS, M.L.L.Considerações sobre a instrumentação do psicopedagogo no diagnóstico. In: SCOZ B.J.L...(et al.). O caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional: Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
YOUSSEF, Antonio Nicolau; FERNANDEZ, Vicente Paz. Informática e Sociedade. 2. ed. São Paulo: série Princípios, Ática, 1988.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).