CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A PRODUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA ENGAJADA

Palavras-chave: Educação Física. Currículo Cultural. Pedagogia Engajada. Diferenças.

Resumo

Sintonizada com as demandas da sociedade contemporânea, a Educação Física cultural ou, simplesmente, currículo cultural, questiona as promessas das pedagogias modernas e se apresenta como alternativa contra-hegemônica. O presente artigo analisa a extensa produção bibliográfica sobre a proposta com o objetivo de identificar o seu atual estágio.  Os trabalhos compilados discutem os vários aspectos dessa teoria curricular – campos de inspiração, princípios ético-políticos e procedimentos didáticos, atribuindo-lhes noções diversas. Apesar dessa metamorfose, anunciam como ponto em comum uma prática educativa que afirma as diferenças. A constatação permitiu reconhecer no currículo cultural da Educação Física todos os traços de uma pedagogia engajada.

Biografia do Autor

Leonardo de Carvalho Duarte, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Assistente DEDU/UEFS, Doutorando em Educação FE-USP. 

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Professor Titular FE/USP, Doutor em Educação. 

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Publicado
2020-05-22