A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFT/UAB
Abstract
Este estudo trata da docência a distância e as tecnologias, faz parte do resultado do trabalho de Doutorado intitulado: Desafios e possibilidades da docência na EaD em Arraias e Gurupi da UFT/UAB, 2006-2016. Procurou-se nesse estudo, fazer um recorte teórico, sobre a docência EaD estabelecendo uma discussão entre educação e tecnologia. Adotou-se uma abordagem qualitativa que recorre a fontes bibliográficas, documentais e a entrevistas realizadas com docentes que atuam nos cursos de licenciaturas a distância. Os resultados evidenciam que a atividade do professor da EaD tem como característica ser um trabalho coletivo, havendo a necessidade de domínio das TICs, de planejamento e gestão do tempo, de capacidade de trabalhar em equipe e em interação com os alunos, configurando troca de saberes na docência. Isso revela que a prática educacional é capaz de mobilizar conhecimentos no desempenho do papel da docência.
References
BARRETO, Raquel Goulart. A tecnologias na formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 271-286, jul./dez. 2003.
BELLONI, Maria Luíza. Educação a distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
______. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamente o Art. 80 da
LDB (Lei 9.493/96).
______. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 1996. Regulamenta o art. 80 da
Lei no 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
_______. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Ensino Superior. Resolução nº 1 de 14 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância.
KENSKI, Vani Moreira.. Novas tecnologias, o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. 1998. Disponível em: <http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE08/RBDE08_07_VANI_MOREIRA_KENSKI.pdf>. Acesso em: jul./2016.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de C. I. Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MILL, Daniel Ribeiro Silva. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MILL, Daniel. Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.
____, Daniel Ribeiro Silva; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfekd Gomes de (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Paulo: EdUFSCar, 2010.
MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
MOREIRA, M. G. A composição e o funcionamento da equipe de produção. In: LITTO, Frederic Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Person, 2009.
PRETTO, Nelson de Luca; JÚNIOR, Arnaud Soares de Lima. Desafios para o
currículo a partir das tecnologias contemporâneas. In: PRETTO, Nelson De Luca.
Tecnologia e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2008.
_____, Nelson de Luca; RICCIO, Nicia C. Rocha. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar em Revista, v. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010.
PERRENOUD, P. et al. (Orgs.). Formando professores profissionais: quais estratégias? quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.
RIBEIRO, Luís Roberto de Camargo, Daniel; OLIVEIRA, Marcia Rozenfekd, MILL, Daniel. Tecnologia e educação: aportes para a discussão sobre a docência na era digital. In: Mill, Daniel. Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013.
TOSCHI, Mirza Seabra. Docência nos ambientes virtuais de aprendizagem: múltiplas visões. Anápolis: UEG, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).