A BASE DO JOGO NO JOGO DA BASE: O LUGAR DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA MATRIZ CURRICULAR DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
Abstract
Partindo do entendimento de que as relações de produção dão sentido e significado aos jogos e brincadeiras, tanto no momento fato ou ação, como no contexto conceito, o artigo analisa como a reestruturação produtiva dos anos 1990 cria novas demandas para a Educação Física que passa por exemplo a conceber a organização do trabalho pedagógico para o par jogos e brincadeiras a partir da crítica cultural. Os resultados indicam que a reforma curricular do Estado de Goiás desenvolve-se por um lado excluindo o elemento jogos e brincadeiras e por outro, enquadrando o par nos limites de um currículo básico, prescrito, altamente disciplinar e centrado no conteúdo. O documento faz menção à Educação Física como componente curricular da área de Linguagens e suas tecnologias, mas ou ignora a componente como constituinte da área ou a isola por completo em sugestões de possibilidades de organização de trabalho pedagógico dadas como a priori.
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