AFETIVIDADE E PRODUÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PROFLETRAS
Abstract
A produção escrita é uma atividade complexa e deve considerar, por um lado, o contexto social e, por outro, os processos linguísticos, cognitivos e afetivos envolvidos no desenvolvimento dessa competência. Dessa forma, devemos considerar os componentes fundamentais que envolvem o saber escrever: o fenômeno psicológico, o fenômeno linguageiro e o fenômeno social. Nossa experiência docente nos mostra que a atenção ao fenômeno linguageiro é prioritária, embora os demais não possam ser negligenciados no processo de escrita dos estudantes. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa documental e exploratória que teve como objetivo geral analisar em que medida a produção científica do PROFLETRAS está voltada para o estudo da dimensão afetiva da escrita de alunos da Educação Básica. Para isso, recorremos ao Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e selecionamos dissertações defendidas em 2018, no PROFLETRAS, e publicadas nessa Plataforma.
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