COORDENADOR PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DE SUA FUNÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
Abstract
O trabalho realiza uma reflexão sobre a função do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. O estudo apresenta ainda a identidade profissional como sendo um conjunto de caracteres próprios e exclusivos do indivíduo. Visa compreender como são estabelecidas as relações interpessoais entre coordenador e a comunidade escolar como parte introdutória da pesquisa, sinalizando a escola com o papel fundamental e importante, cuja função é formar cidadãos. O percurso metodológico constou de pesquisa bibliográfica, documental, bem como pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados/informações por meio de entrevista com profissionais que atuam na coordenação institucional, estabelecendo assim, uma interlocução na investigação qualitativa. O fio guia da investigação decorre dos documentos legais que fundamentam a temática como também de teorizações que norteiam o mesmo, como: Lomanico (2005), Libâneo (2001), Franco (2008) entre outros. Consequentemente nos prestamos a refletir sobre as relações interpessoais do coordenador no espaço escolar no intuito de desvelar sua identidade profissional. Em seguida, apresentamos os resultados e discussões sobre os achados da investigação, finalizando com as considerações a respeito da relevância do coordenar numa instituição educacional, além de estimular o desvelamento de novos paradigmas e de novas atitudes como forma de viabilizar a integração dos diversos setores da escola.
References
ARANHA, M. L. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas – SP: Papirus, 2005.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília. 1996.
BRZEZINSK, I. Profissão Professor: Identidade e Profissionalização Docente. Brasília: Plano, 2002, p. 7-19.
CASTELLS, M.; GERHARDT, K. B. (trad). O poder da identidade. V. 2. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COELHO, L. M. C. da C. Escola pública de horário integral e qualidade de ensino. In: Revista Ensaio: Avaliação das políticas públicas educacionais. Rio de Janeiro.Vol. 4, nº 11, p. 121-128. Abr./jun., 1996.
DICIONÁRIO AURÉLIO. Novo dicionário da língua portuguesa. Editora Nova Fronteira. 1 CD-ROM. 2009.
FRANCO, M. A. S. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, p. 117-131, jan./jun. 2008. Acesso em: 15/11/2019.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2007.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e de gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.
LIMA, P. G.; SANTOS, S. M. dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectiva: Revista de Educação, v. 2, n. 4, p. 77-90. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/faed/nefope/publicacoes/o-coordenador-pedagogico-na-educacao-basica-desafios-e-perspectivas>. Acesso em: 15/11/2019.
LOMANICO, A. F.. A atribuição do coordenador pedagógico. 3. ed. São Paulo: Edicon, 2005.
MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais: por uma educação da afetividade. In: ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. 4. Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 91-107.
OLIVEIRA, V. B. O Brincar e a Criança. Petrópolis: Vozes, 1995OLIVEIRA, Luiza de Fátima Medeiros de. Formação docente na escola inclusiva: diálogo como fio tecedor. Porto Alegre: Mediação, 2009.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividades docentes. In: Pimenta, S G. formação de professores: identidade e saberes da docência. 2ª ed. São Paulo. Cortez, 1999.
PRETTO, N. L. Uma escola com/sem futuro: educação e multimídia. Campinas, SP: Papirus, 1996.
RAMOS, R. Y. Formação ou conformação dos professores? Pátio, n. 17, p.22- 26, julho/2001.
REDIN, E. Qual o perfil profissional de Educação Infantil? In: Portal Kidesmart. Disponívelem:<http://www.ibmcomunidade.com.br/kidsmart/detleitura.asp?codigoleitura=147&código_idioma=3>. Acesso em: 20/11/2019.
ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação [on line], v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.
SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. Acesso em: 17/05/2019.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).