LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE UM PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO
Abstract
O presente trabalho visa a idealização de uma proposta didático-pedagógica que envolva o ensino de letramento no viés interdisciplinar. A proposta almeja a junção de saberes entre as áreas de conhecimento Língua Portuguesa, História e Geografia, para que, de forma colaborativa, possam fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências de leitura e escrita dos alunos. No plano heurístico, emergiram, dentre outras, algumas questões norteadoras da investigação: como a construção de uma proposta de um projeto interdisciplinar poderá impulsionar o ensino de leitura e escrita, como prática social, dos alunos do Ensino Médio? Espera-se que, através da proposta, o letramento escolar seja mais holístico e integrado e contemplado em outras disciplinas e, consequentemente, que os docentes se atentem a importância de trabalhar de maneira interdisciplinar. Para o desenvolvimento teórico desse estudo, a pesquisa sustentou-se em autores conceituados no campo do letramento e interdisciplinaridade, como, Street (2014), Soares (2009), Fazenda (2008; 2011), Moraes (2011).
References
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. O papel da educação na sociedade tecnológica. Brasília – DF, 2000.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ > Acesso em 21 de agosto de 2019.
FAZENDA, Ivani A. Interdisciplinaridade: História, teoria e Pesquisa. 4ª.ed. Campinas: Papirus, 2008.
_________, Ivani A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? 6ª. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
FREIRE. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUIMARÃES, Giano. No bico do papagaio. Gurupi: Veloso, 2016. 60 p.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução Francisco C. Fontanella. Piracicaba-SP: Editora Unimep, 2006.
KLEIMAN, Angela B. Preciso "ensinar" letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Brasil: Cefiel/Unicamp, 2005. 65 p.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 6. ed. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 320 p.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 16. ed. Campinas: Papirus, 2011. 239 p.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 102 p.
OLIVEIRA, Daniele de Abreu. Letramento Literário e Cultural Na Amazônia Brasileira: Que Literatura Ensinar? Que Textos Ler?. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2016.
SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. 3ª ed. Belo Horizonte: Editora autêntica, 2009.
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240p.
TOCANTINS. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).