TESTING READING WITH CHILDREN IN WORD WORLD
Abstract
Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada em uma escola de Educação Infantil com crianças de 5 anos. Pensamos a leitura como ato de entoar mundos, que escapa ao modo prescritivo, dado ou concluído, longe dos olhos que a enxergam como algo a ser memorizado, ou até mesmo entendido e explicado. Partilhamos com as crianças as poesias de Manoel de Barros, elas se sentem atraídas pela linguagem, sonoridade e imagens que despertam a imaginação. Elas experimentam a poesia, à moda ave, com desenhos ilustram as suas poesias autorais. Imersas no cotidiano escolar, somos provocadas a refletir sobre as sutilezas do gesto de oferecer livros de poesias às crianças. Como recorte metodológico, utilizamos a etnografia, com observação participante e registro no diário de pesquisa.
References
ARAÚJO, Mairce da Silva. Alfabetização tem conteúdos? In GARCIA, Regina Leite. (Org.). A formação da professora alfabetizadora: reflexões e práticas. São Paulo: Cortez, 1998.
BARBOSA, Severino; AMARAL, Emília. Escrever é desvendar o mundo. São Paulo, Papirus, 2012.
BARROS, Manoel. Poeminha em língua de brincar. Rio de Janeiro: Record, 2007.
BARROS, Manoel. Menino do Mato. Rio de Janeiro: Objetiva.2017
BOFF, Leonardo. A água e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1999
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 51ª. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos. Histórias e narrativas na educação infantil. In: GARCIA, Regina Leite (Org.) Crianças essas conhecidas tão desconhecidas. Rio de janeiro: DP&A, 2002.
MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos e ARAÚJO, Mairce da Silva. Alfabetização: desafios da prática alfabetizadora. Revista ACOALFAplp: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua portuguesa, São Paulo, ano 2, n. 3, 2007. Disponível em: <http://www.mocambras.org> e ou <http://www.acoalfaplp.org>. Publicado em: setembro 2007.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal. Professoras alfabetizadoras: histórias plurais, práticas singulares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal. O prazer de descobrir e conhecer. In: GARCIA, R. L. (Org.). Alfabetização dos alunos das classes populares. São Paulo: Cortez, 1997.
PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal, SAMPAIO Carmen Sanches. A pré-escola em Angra dos Reis – tecendo um projeto de educação infantil: In GARCIA, Regina Leite. (Org.). A formação da professora alfabetizadora: reflexões e práticas. São Paulo: Cortez, 1998.
SAMPAIO, Carmen Sanches. Alfabetização e formação de professores. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
SMOLKA, Ana Lúcia Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. A alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 2008.
ZACCUR, Edwiges Guiomar dos Santos. Conta outra vez: a construção da competência narrativa. In: GARCIA, Regina Leite (Org.) Revisitando a pré-escola. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ZACCUR, E. (org.) A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).