O USO DO GÊNERO REPORTAGEM EM SALA DE AULA: IMPLICAÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Abstract

Esta pesquisa versa sobre o ensino da Língua Portuguesa, com ênfase nos gêneros textuais, almejando responder a seguinte pergunta; como os gêneros textuais podem auxiliar os alunos no processo de aprendizagem? A hipótese é de que o aprendizado com esses gêneros auxilia o aluno no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo geral é discutir o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa sob o viés de distintos gêneros, os objetivos específicos são investigar sobre o processo de ensino/aprendizagem com o uso dos gêneros em sala de aula, coletar dados e comparar com as teorias abordadas.  Essa pesquisa é quanti-qualitativa, pois, apesar das análises se pautarem na abordagem qualitativa, foi necessário quantificar dados. A pesquisa tem como arcabouço teórico: Schneuwly e Dolz (2004), Travaglia (2007), Marcuschi (2003), Bakhtin (1997), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Por fim, obtiveram-se resultados positivos, mostrando assim a importância dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa.

Author Biographies

Rosangela do Nascimento Costa, Universidade Federal de Goiás

Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás. Doutoranda e Mestra em Letras e Linguística e Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em Psicopedagogia e Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pesquisadora do grupo FORPROLL/CNPq/UFVJM. 

João Vítor Sampaio de Moura, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Quirinópolis. 

References

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Published
2020-02-04