O USO DO GÊNERO REPORTAGEM EM SALA DE AULA: IMPLICAÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Abstract
Esta pesquisa versa sobre o ensino da Língua Portuguesa, com ênfase nos gêneros textuais, almejando responder a seguinte pergunta; como os gêneros textuais podem auxiliar os alunos no processo de aprendizagem? A hipótese é de que o aprendizado com esses gêneros auxilia o aluno no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo geral é discutir o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa sob o viés de distintos gêneros, os objetivos específicos são investigar sobre o processo de ensino/aprendizagem com o uso dos gêneros em sala de aula, coletar dados e comparar com as teorias abordadas. Essa pesquisa é quanti-qualitativa, pois, apesar das análises se pautarem na abordagem qualitativa, foi necessário quantificar dados. A pesquisa tem como arcabouço teórico: Schneuwly e Dolz (2004), Travaglia (2007), Marcuschi (2003), Bakhtin (1997), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Por fim, obtiveram-se resultados positivos, mostrando assim a importância dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa.
References
ALMEIDA, Maria de Fátima; BEZERRA, Symone Nayara Calixto; XAVIER, Manassés Morais. Do jornalismo à sala de aula: a abordagem do gênero discursivo reportagem em um livro didático de português. Ano XIII, n. 04. Abril/2017. NAMID/UFPB. Disponível em:< https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/33886>. Acesso em: 01 nov. 2019.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. 2ª Ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 1997.
BARCELOS, A. M. F. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 1, n. 1. 2001.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf> Acesso em: 20 out. 2019.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. v. 2. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental: MEC/SEF, 1998.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B., DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 41-70.
GIL, A. C. Como Elaborar projetos de pesquisa, 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali. O gênero textual reportagem e sua aplicação no ensino da leitura e escrita. Revista Trama. Volume 8, Número 16, 2012. Disponível em: < http://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/4012>. Acesso em: 04 set. 2019.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs). Gêneros textuais reflexões e ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias, Ed. 4. Vol. 2, nº 3, 2008. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/download/3122/2459> Data de acesso: 15 out. 2019.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Tipelementos e a construção de uma teoria tipológica geral de textos. In: FÁVERO, Leonor Lopes; BASTOS, Neusa M. de O. Barbosa & MARQUESI, Sueli Cristina. (Org.). Língua portuguesa pesquisa e ensino. Vol. II. 1 ed. São Paulo: EDUC / FAPESP, 2007, v. II, p. 97-117
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).